Consolidated PBY Catalina
(E.R. Hickel)
Hidroavião de reconhecimento PBY Catalina, para sete a dez tripulantes.
Lançado em 1936, o Catalina foi o hidroavião mais famoso da Segunda Grande Guerra
e produzido em grande quantidade; tanto que ainda existem alguns remanescentes
em atividade. A grande asa ia em cima de uma "bigorna" no topo
da fuselagem. Os flutuadores de estabilização eram escamoteáveis
e, quando fechados, tornavam-se as extremidades das asas. O PBY tinha longo
alcance, era muito versátil e transformou-se numa excelente aeronave
de reconhecimento sobre todos os oceanos da Terra. Sua desvantagem era a
baixa velocidade, que o tronava, por vezes, vulnerável. O Catalina
podia ser empregado também como bombardeiro (quando estes não
estavam disponíveis) ou até mesmo torpedeiro, atacando alvos
no mar com bombas, cargas de profundidade ou torpedos. O PBY-5A e PBY-6A
eram variantes anfíbias (podiam pousar na água ou em solo);
todos os outros Catalinas eram hidroaviões. O PBY foi produzido também
na União Soviética e no Canadá. Os usuários
incluíram a Grã-Bretanha, Franca, Austrália, Holanda,
Dinamarca e muitos outros países no pós-guerra. O modelo PBY-5A tinha dois motores Pratt & Whitney R-1830-82 com 1.200HP de
potência cada. A envergadura era de 31,70m e o comprimento de 14,47m. Suportava peso máximo de decolagem de 16.100Kg; atingia a velocidade máxima de 288Km/h, com alcance de 4.060Km e teto
de 4.500m. A aeronave estava armada com três metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) mais duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 1.500Kg de explosivos.
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