Consolidated P4Y Corregidor
(E.R. Hickel)
Hidroavião de patrulha marítma
de longo alcance P4Y, para cinco tripulantes. Em 1938 a Consolidated iniciou o projeto de um hidroavião
designado Modelo 31. A aeronave teria flutuadores retráteis, revestimento
fixado com rebites sem cabeça e asa Davis. O protótipo voou
em 1939, porém a guerra na Europa fez mudar o propósito da
aeronave de civil para militar. A Consolidated fechou então contrato
com a Marinha Americana para um único protótio, designado
XP4Y-1 e extra-oficialmente batizado de Corregidor. A isto seguiu-se quase
três anos de redesenhos e testes, incluindo a instalação
de torretas falsas para os testes de vôo. Os testes operacionais foram
satisfatórios e a produção em larga escala foi planejada,
contudo, no verão de 1943, a escassez de motores Wright R-3350 levou
ao cancelamento do contrato de produção de 200 aparelhos.
Ainda assim, o desenho da asa e da cauda foram posteriormente usados no
B-24. Uma variante da Marinha do B-24, o PB4Y, foi rebatizada P4Y após
a Guerra. O modelo XP4Y-1 tinha dois motores Wright R-3350-8 com 2.300HP de potência cada. A envergadura era de 33,50m e o comprimento de 22,58m. Suportava peso máximo de decolagem de 21.770Kg; atingia a velocidade máxima de 398Km/h, com alcance de 5.280Km e teto de 6.520m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais um canhão de 37mm e podia carregar 1.800Kg de explosivos.
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