Consolidated P4Y Corregidor 
(E.R. Hickel)
  
Hidroavião de patrulha marítma 
       de longo alcance P4Y, para cinco tripulantes. Em 1938 a Consolidated iniciou o projeto de um hidroavião 
       designado Modelo 31. A aeronave teria flutuadores retráteis, revestimento 
       fixado com rebites sem cabeça e asa Davis. O protótipo voou 
       em 1939, porém a guerra na Europa fez mudar o propósito da 
       aeronave de civil para militar. A Consolidated fechou então contrato 
       com a Marinha Americana para um único protótio, designado 
       XP4Y-1 e extra-oficialmente batizado de Corregidor. A isto seguiu-se quase 
       três anos de redesenhos e testes, incluindo a instalação 
       de torretas falsas para os testes de vôo. Os testes operacionais foram 
       satisfatórios e a produção em larga escala foi planejada, 
       contudo, no verão de 1943, a escassez de motores Wright R-3350 levou 
       ao cancelamento do contrato de produção de 200 aparelhos. 
       Ainda assim, o desenho da asa e da cauda foram posteriormente usados no 
       B-24. Uma variante da Marinha do B-24, o PB4Y, foi rebatizada P4Y após 
       a Guerra. O modelo XP4Y-1 tinha  dois motores Wright R-3350-8 com 2.300HP de potência cada. A envergadura era de 33,50m e  o comprimento de 22,58m. Suportava peso máximo de decolagem de 21.770Kg; atingia a velocidade máxima de 398Km/h, com alcance de 5.280Km e teto de 6.520m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais um canhão de 37mm e podia carregar 1.800Kg de explosivos. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Beriev Mdr-5
  
  
- Douglas P3d
  
  
- Beechcraft A-38 Grizzly
  
  
- Consolidated P2y Ranger
  
  
- Tupolev Mdr-4
  
 
 
 | 
     |