Chance Vought F4U Corsair
(E.R. Hickel)
Caça naval monoposto F4U, de 1940. Projetado por Rex Beisel e Igor Sikorsky, o Corsair, com asa de fragata, invertida, foi um dos maiores aviões de caça da história. Planejado para ter o mais potente motor e a maior hélice jamais colocados num caça, o protótipo foi o primeiro avião de guerra dos EEUU a ultrapassar os 644 km/h e a superar todos os outros aviões norte-americanos. Possuindo originalmente duas metralhadoras na fuselagem e duas nas asas, foi replanejado para portar seis Browning MG 53-2 de 0,5 pol., cada uma com 390 salvas, nas asas externas, dobráveis. A ação das esquadrilhas de Fuzileiros, partindo de bases terrestres, teve início nas ilhas Salomão, em fevereiro de 1943. O F4U-1C tinha quatro canhões de 20 mm, o 1D e a maioria dos tipos subseqüentes, levavam tanque descartável de 727 litros e duas bombas de 907 kg ou oito foguetes. Muitas centenas de versões P portavam câmaras e as variantes N tinham radar APS-4 ou 6, na asa, para interceptação noturna. A Brewster fabricou 735 F3A e a Goodyear, 4.008 FG, mas só 10 do temível F2G. As asas revestidas de tela se tornaram metálicas nos modelos 5 de pós-guerra, cuja maioria portava canhão, enquanto os 110 bombardeiros de ataque AU-1 levavam carga de 1.814 kg na Coréia, em velocidades que raramente superavam 386 km/h! Em dezembro de 1952, o último dos 12.571 Corsair saiu da fábrica, depois da mais longa produção (em termos de tempo) de qualquer caça dos EEUU, exceto o Phantom. O modelo F4U-4 tinha um motor Pratt & Whitney R-2800-18W com 2.450HP de potência. A envergadura era de 12,50m e o comprimento de 10,27m. Suportava peso máximo de decolagem de 5.640Kg; atingia a velocidade máxima de 684Km/h, com alcance de 1.610Km e teto de 11.600m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 12,7mm (calibre .50).
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