Sikorsky VS-44 / JR2S Excalibur
(E.R. Hickel)
Hidroavião de transporte triposto JR2S. O protótipo do VS-44 alçou o primeiro vôo em agosto de 1937. A American Export Airlines encomendou três aeronaves para rotas transatlânticas para a França e Reino Unido. Em janeiro de 1942, a Marinha Americana autorizou a AEA a operar rotas de guerra sobre o Atlântico. Durante a guerra, três VS-44 Excalibur da American Export Airlines foram modificados para XJR2S-1 para a Marinha, porém continuaram voando pela AEA sob comodato. Um VS-44, utilizado em pós-guerra pela Antilles Air Boats, sobrevive em museu em Windsor Locks, Connecticut. O modelo JR2S-1 tinha quatro motores Pratt & Whitney Twin Wasp com 1.200HP de potência. A envergadura era de 37,80m e o comprimento de 24,15m. Suportava peso máximo de decolagem de 26.100Kg; atingia a velocidade máxima de 260Km/h, com alcance de 6.110Km. Informação sobre o teto indisponível. A aeronave não tinha armamento instalado e podia transportar 2.250 Kg de carga ou 60 passageiros.
Resumos Relacionados
- Martin M-130 "china Clipper"
- Boeing B-314 Clipper
- Sikorsky Jrs
- Cant Z.511
- Focke-wulf Fw 200
|
|