Grumman F5F Skyrocket
(E.R. Hickel)
Caça naval monoposto bimotor F5F, de 1940. Projetado para ser o caça embarcado mais veloz da sua época, o F5F era incomum pelo nariz da fuselagem terminar bem antes do bordo de ataque das asas e da frente dos motores. Tinha ainda lemes duplos na cauda. O desempenho era bom, porém a maneabilidade do F5F era ruim (por problemas aerodinâmicos) e a visibilidade à frente era considerada limitada para operação em porta-aviões. Outra versão, com nariz mais comprido, foi construída, mas o projeto não foi tocado adiante por excesso de trabalho nas linhas de produção da Grumman. O modelo F5F-1 tinha dois motores Wright XR-1820-40/42 com 1.200HP de potência cada. A envergadura era de 12,80m e o comprimento de 8,75m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.550Kg; atingia a velocidade máxima de 616Km/h, com alcance de 1.930Km e teto de 10.100m. A aeronave estava armada com dois canhões de 23mm.
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