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Chance Vought F5U
(E.R. Hickel)

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Caça naval monoposto F5U. O F5U foi um protótipo de caça incomum pelo seu formato de "panqueca". A Chance-Vought pretendia, com o F5U, desenvolver um caça-bombardeiro de alta velocidade que pudesse operar de pequenos porta-aviões e permanecer no ar por várias horas. Em 1938, iniciou-se o desenho da aeronave experimental V-173 que, em seu primeiro vôo em novembro de 1942, mostrou a incrível velocidade de estol de 65 km/h e excelente maneabilidade. O V-173 tinha asa/fuselagem oval, dois motores de 80HP e trem de pouso fixo. Baseado no sucesso do V-173, a Marinha encomendou dois protótipos do XF5U-1 em 1944. Os modelos foram completados em agosto de 1945. Uma inovação interessante era o uso de metalite (um sanduiche de madeira balsa entre duas folhas de alumínio) para a cobertura da estrutura. Infelizmente, foi só em 1947 que as hélices articuladas foram entregues. Os planos para teste de vôo do F5U foram cancelados em 1948, em função da Marinha não estar mais interessada em aeronaves com motor a pistão. Apenas um protótipo militar foi construído que, porém, nunca voou; apenas "saltou" na pista durante os testes de taxiamento. O modelo F5U-1 tinha dois motores Pratt & Whitney R-2000-7 com 1.350HP de potência cada. A envergadura era de 9,90m e o comprimento de 8,70m. Suportava peso máximo de decolagem de 8.520Kg; atingia a velocidade máxima de 811Km/h, com alcance de 1.460Km e teto de 9.750m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) ou quatro canhões de 20mm.



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