BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


OBRA E VIDA DE JEAN PIAGET
(Vanguarda)

Publicidade
Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça em 1896 e faleceu em 1980. Escreveu livros, manografias e artigos. Nos últimos anos de sua vida centrou seus estudos no pensamento lógico-matemático. Sua formação superior e universitária foi nas Ciências Naturais ( Biologia).
Observando crianças, entre elas seus próprios filhos, Piaget concluiu que em muitas questões cruciais as crianças não pensam como os adultos. Por ainda lhes faltarem certas habilidades, a maneira de pensar é diferente, não somente em grau, como em classe.
Jean Piaget era um psicólogo do DESENVOLVIMENTO, PREOCUPADO EM DESCOBRIR AS MUDANÇAS ONTOGENÉTICAS ( MUDANÇAS DO DESENVOLVIMENTO QUE OCORREM NO INDIVÍDUO) no funcionamento cognitivo, do nascimento à adolescência. Alguns dos importantes conceitos piagetianos são: ESQUEMAS, ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO, EQUILIBRAÇÃO. Piaget também abordou a existência de processos mentais internos.
Uma técnica clínico-descritiva foi desenvolvida por Piaget. Ela envolvia, essencialmente, perguntas individuais às crianças, sobre questões cuidadosamente selecionadas, e o registro de suas respostas e dos seus raciocínios para as respostas.
Podemos dizer que o trabalho de Piaget foi de OBSERVAÇÃO E SUAS ANÁLISES FORAM EXTREMAMENTE DETALHADAS, DESTINANDO-SE A DETECTAR AS MUDANÇAS NO DESENVOLVIMENTO DO FUNCIONAMENTO COGNITIVO. O comportamento intelectual, em qualquer idade, se origina diretamente dos níveis anteriores de comportamento. O comportamento primitivo sensório-motor, contém as raízes de todo o desenvolvimento intelectual.
Segundo Piaget, o curso geral do desenvolvimento das estruturas intelectuais é o mesmo em todas as pessoas. Ao contrário do que muitas vezes se pensa, Piaget abordou o tema da INTERAÇÃO SOCIAL, entendendo por ela o intercâmbio de idéias entre as pessoas.
Para Piaget os estágios do desenvolvimento cognitivo são quatro. O PRIMEIRO É O ESTÁGIO DA INTELIGÊNCIA SENSÓRIO-MOTORA ( 0-2 anos de idade), SENDO QUE O COMPORTAMENTO É BASICAMENTE MOTOR.TEMOS ENTÃO O ESTÁGIO DO PENSAMENTO PRÉ-OPERACIONAL( 2-7 anos de idade), CARACTERIZADO PELO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. NO ESTÁGIO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS, (7-11 anos de idade), É DESENVOLVIDA A CAPACIDADE DE APLICAR O PENSAMENTO LÓGICO. FINALMENTE, TEMOS O ESTÁGIO DAS OPERAÇÕES FORMAIS, ( 11-15 anos ou mais). AQUI AS CRIANÇAS TORNAM-SE APTAS A APLICAR O RACIOCÍNIO LÓGICO A TODAS AS CLASSES DE PROBLEMAS.



Resumos Relacionados


- Jean Piaget

- Jean Piaget: O Desenvolvimento Da InteligÊncia

- Teoria Jean Piaget

- Fases Da Vida Segundo Piaget

- Jean Piaget – Desenvolvimento Cognitivo



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia