BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / COMO DESENVOLVER UM PLANO DE NEGOCIOS?
(Silva; A.Lopes)

Publicidade
Planejamento Estratégico / Como Desenvolver Um Plano De Negocios?

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / COMO DESENVOLVER UM PLANO DE NEGOCIOS? Planejamento Estratégico – É o processo de desenvolver e manter o ajuste estratégico entre as metas e capacidades da instituição e suas oportunidades mutantes de marketing. Implica no desenvolvimento de uma missão institucional clara, apoio e metas e objetivos, estratégia sólida e implementação adequada. (Kotler ) Planejamento Estratégico – É o processo contínuo de sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões; e , através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas almejadas. ( Peter Drucker ) Ø Plano de LP ( Estratégico ) e CP ( Operacional ) são aspectos relativos ao gerenciamento dos negócios. Ø Plano de LP è processo sistemático e formal para o planejamento e orientação do negocio em direção a determinados objetivos estratégicos para períodos superiores a um ou dois anos. Ø O gerenciamento pode estabelecer objetivos de LP e definir estratégias para o alcance desses objetivos. Ø Deve-se definir estratégias para o plano operacional detalhado para atingir os objetivos de CP que devem estar alinhados com os de LP. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Responde questões a respeito do crescimento e desenvolvimento futuro da empresa: 1- Qual é a missão econômica da empresa? 2- Que tipo de negocio a empresa estar focar? 3- Que mercadorias e serviços devem ser oferecidos? 4- Que mercados devem ser atendidos? 5- Qual a participação de mercado é desejada ( Mkt Share ) ? 6- Quais são os objetivos de Lucro? 7- Quais são os índices de crescimento esperados para as vendas, lucros, e valor agregado para os acionistas? O Estabelecimento para esses e outros direcionamentos essenciais, crescimento e objetivos de lucro, conduz em direção ao estabelecimento da ESTRATÉGIA para alcançar os objetivos Para o desenvolvimento da Estratégia pode ser considerado: 1- Objetivos de rentabilidade de LP são alcançáveis pela combinação do crescimento do volume de vendas, pela redução dos custos, pelo crescimento dos preços unitários, pela racionalização do mix de produtos, pela melhoria de produtividade no uso dos ativos, etc... 2- Existe uma usual queda no índice de crescimento dos produtos existentes, a empresa deve buscar novas formas para atingir a rentabilidade e o crescimento previstos. ( novos produtos em novos mercados, novos produtos em velhos mercados, velhos produtos em novos mercados ). 3- Negócios com altas participações nos mercados ( Mkt Share ) tendem a ser mais rentáveis do que outros com baixa participação. 4- Estratégias relevantes que levem em conta vantagens comparativas sobre os competidores devem ser desenvolvidas para produtos específicos com relação aos seus segmentos de mercado. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo administrativo coloca o ciclo Planejamento - Organização – Direção e Controle em funcionamento para transformar os recursos ( humanos, financeiros, materiais, informação e tecnologia ) nos resultados desejados ( alcance das metas, melhoria de desempenho, aumento de capacidade, e recursos para metas futuras). NIVEL OPERACIONAL X TÁTICO X ESTRATÉGICO Ø Planos em nível operacional – Plano de treinamento, de investimentos, de vendas, etc... Ø Planos em nível tático – Planejamento de produção, Plano de Marketing, Educacional, etc... Ø Plano em nível estratégico – Abrangendo toda organização e com uma visão de prazo geralmente mais longa. Estratégia pode ser entendida como: Ø Plano – Algum tipo de curso de ação conscientemente engendrado, uma diretriz ( ou conjunto de diretrizes ) para lidar com uma determinada situação. Ø Pretexto – Manobra específica para iludir o concorrente. Ø Padrão – Consistência num determinado comportamento. Ø Posição – Maneira de colocar a organização perante seu concentrando seus recursos num nicho ou situação que gera retorno. Ø Perspectiva – é a personalidade da organização, um conceito que existe na mente de pessoas interessadas que define seu comprometimento em relação à maneira de agir e reagir. Aspectos do Planejamento Estratégico Ø ARQUITETURA – Define em qual nível da organização que o Planejamento Estratégico será feito. ( para a organização como um todo a a nível de unidade de negócio UN ) Ø MODELO – Define o processo a ser percorrido durante a definição e a gestão da estratégia. Ø FORMA – Define a forma como o PE é executado Ø INTENSIDADE – Nível de intensidade que com o PE será trabalhado Decisão estratégica diz respeito aonde se vai combater a concorrência. Ø Em que área geográfica Ø Em que segmento Ø Áreas diferenciadas dentro dos segmentos e nichos Decisão tática– como desenvolver as atividades para atingirem os objetivos ? Oportunidades è necessidades de clientes, produtos e áreas geográficas Sinergias è ocorre nos departamentos funcionais quando ocorre a entrada de nova atividade ou negocio. Para cada unidade de negocio são desenvolvidas estratégias, que podem ser classificadas da seguinte forma: 1 - Quanto à competitividade - COMO competir no mercado: a) Liderança de custo b) Diferenciação de Produto c) Liderança de Custo com Foco de Mercado d) Diferenciação de Produto/Foco de Mercado 2- Quanto a Produto\Mercado- COMO desenvolver: a) Penetração b) Desenvolvimento de mercado c) Desenvolvimento de produto d) Integração vertical e) Diversificação 3- Quanto à utilização dos meios - QUANTO investir: a) Investimento
CONHEÇA TODOS OS RESUMOS DO PROFESSOR ARI NO LINK ABAIXOENTRE EM CONTO PELO EMAIL - [email protected]



Resumos Relacionados


- Planejamento Mercadologico

- Introdução A Administração - Planejamento Estratégico

- Planejamento Estratégico Empresarial

- Planejamento Estrategico

- Partes Do Planejamento Estratégico



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia