BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Aviões: Por que há acidentes do Brasil?
(Onésimo Gomes)

Publicidade
Nos últimos dias, com a instauração do caos na aviação brasileira, os acidentes ocorreram com muita proximidade entre um e outro. Além disso, o desconforto causado pelos cancelamentes de vôos, atrasos e desconfiança, deixou uma mistura de perplexidade e incredulidade nas autoridades do país. A imensa legião de passageiros insatisfeitos, deixou a aviação comercial brasileira na condição de transporte de baixa categoria. O que poderia ser feito da aviação para se tornar confiável novamente e capaz de dar contas das expectativas dos usuários? Seria a troca do ministro? A reciclagem da ministra Marta Suplicy, no intuito de silenciar e tornar mais educada para atender aos requerimentos protocolares que a função exige? Aumentar o contingente de controladores nas torres de comando dos aeroportos? Pistas de decolagem mais seguras? Responsabilidade civil? Ou atitudes enérgicas de um governo tímido, inoperante, pão-duro e excessivamente limitado para assumir o país administrativamente? O mundo ainda não esqueceu o choque entre o jato executivo Legacy e o Boeing da Gol de vôo 1907 de Manaus ao Rio de Janeiro, provocando a morte de 154 pessoas. Investigações sobre a causa dos acidentes revelou a existência de constantes imperfeições de comunicação entre pilotos e os centros de controle aéreo em algumas regiões do Brasil. Dentre outros problemas que envolvem os riscos de voar no Brasil, são citados a atração dos pássaros nas rotas dos aviões e atividades ilegais nas redondezas dos aeroportos, como lixões e outros. Como disse Taís Pig, reporter da Agência do Brasil, esses lixões e matadouros próximos aos aeroportos favorecem acidentes de aviões com pássaros. O major aviador Fávio Coimbra, presidente da Comissão de Controle do Perigo Aviário, informou que a localização de lixões e matadouros clandestinos no entorno dos aeroportos favorece acidentes entre aeronaves e pássaros no Brasil. Nos últimos cinco anos foram registradas 1386 colisões nos principais aeroportos brasileiros. As companhias aéreas estimam que, em 2004. os acidentes custaram despesas de US$ 7 milhões.



Resumos Relacionados


- Folha De Sao Paolo

- Veja,março/2007

- Tam / Voo 3054 / O Acidente Poderia Ser Evitado?

- Crise No Setor Aéreo

- Www.infraero.gov.br



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia