KPI – KEY PERFORMANCE INDICATORS / INDICADORES DE PERFORMANCE / PADRÕES DE CONTROLE
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Toda análise de algum dado ou resultado é facilitada quando comparada com algum PADRÃO.
O acompanhamento e análise de dados reais em relação aos PADRÕES permite melhorias nos graus de eficiência / eficácia. FINALIDADE DE UM PADRÃO *** Preestabelecer um alvo a ser atingido UM PADRÃO MAL FEITO É PIOR DO QUE A SUA INEXISTÊNCIA O custo padrão e o padrão do produto O orçamentos são padrões das despesas, receitas e investimentos Os determinação de padrões requer o levantamento / conhecimento de indicadores de performance ou KPI´S ( Key Performace Indicator ) Os KPI´´s podem ser : INTERNOS e EXTERNOS KPI´s INTERNOS - Principal fonte de obtenção - dados passados - são úteis para custos / orçamentos / preços KPI´s EXTERNOS - Principais fontes de obtenção : outras empresas do mesmo ramo, associações comerciais, organizações informativas ( p.ex: Serasa ), pesquisas, etc... ESTABELECIMENTO DOS PADRÕES - Deve ser feito cientificamente e revisado periodicamente REVISÃO DOS PADRÕES - Pode ocorrer sempre que alterações nos processos de trabalho, ganhos de produtividade, mudanças em geral justificarem. Em algumas empresas os padrões são anuais, o que facilita o controle e acompanhamento das variações. Tipos de KPI´s de fabricaçãoquantidade de materia prima por produtopreço unitario de determinada materia primagastos com mão obra por unidade produzidacusto de mão de obracusto de preparação ( set up )ciclo de fabricaçãoquantidade de peças refugadas ( ppm ) de estoquesrotação dos estoquesquantidade de fornecedorestempo de entregas dos fornecedoresindices de rejeição por problemas de qualidadeíndices de acuracia dos estoques de vendas e distribuiçãonúmero de visitas por vendedor / por semananúmero de novos clientesvalor médio dos pedidosindices de devolução de vendasmargem bruta por produto e por centro de lucrodespesa de venda por unidade vendidadespesa de venda como porcentagem da venda líquidacusto por visitacusto por quilometro viajadocusto por entrega custo por tonelada de produto entreguecusto por fatura financeirosEBIT ROS – return on sales EVAcustos por cobrança efetuadacustos por real cobradoíndice de inadimplência ETC... Existem ilimitadas possibilidades de KPI´s. As empresas que mais de destacam são aquelas que possuem os melhores padrões de desempenho, mais do que isso é necessário mostrar melhoria contínua nos principais KPI´s. Os KPI´s também devem ser adequados ao setor em que a Empresa atua. Por exemplo: setor de aviação - padrão de média de passageiros transportados por viagem; setor de cinema - padrão de ocupação media diária. Também podemos ter alguns KPI´s cuja medição seja subjetiva porém não impossível. Exemplo: KPI de imagem de produto no mercado. Algumas empresas são autênticos padrões em seus setores, para que isso acontecesse a empresa com certeza deve ter-se aplicado na e mostrado melhoria contínua e valores adequados. Quando uma pessoa se destaca em uma empresa temos um funcionário padrão, quando uma empresa se destaca em seu setor temos uma empresa padrão. O bom padrão deve ser sinônimo de qualidade e é um instrumento chave para o seu sucesso. Os KPI´s podem ser econômicos ou não econômicos. A contabilidade do passado tratava quase que exclusivamente valores. Todavia quando Robert Kaplan foi questionado sobre como seria a contabilidade do futuro, ele respondeu que seria uma contabilidade de indicadores, onde não ser registrariam apenas valores, mas uma serie de indicadores financeiros e não financeiros. Atualmente o Balanced Score Card tem se mostrado como a mais eficaz ferramenta para se reportarem indicadores e, se buscar e alcançar mudanças de médio e longo prazos.
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O Balanced Scored Card / A Contabilidade Do Futuro E O Mapa Estratégico
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