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Curtiss F14C
(E.R. Hickel)

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Caça pesado monoposto F14C. Na tentativa de reaver sua posição de fornecedor de aeronaves para a Marinha americana (posição então dominada pela Grumman Aircraft Co.), a Curtiss propôs, no início de 1941, o desenvolvimento de um caça fortemente armado de alto desempenho, projetado com motor refrigerado a líquido. A este tempo a Marinha já havia optado por motores refrigerados a ar, porém a experiência da Curtiss com o P-40 davam-lhe crédito para sua tentativa com um aparelho refrigerado a líquido. Assim, em junho de 1941 foi acertado um contrato para a produção de dois protótipos, designados XF14C-1, que foram projetados com motores refrigerados a líquido Lycoming XH-2470-1 de 2.200HP. Aconteceu porém, que o desenvolvimento dos motores foi lento demais e levou ao cancelamento do contrato. Como a carcaça do XF14C já estava praticamente pronta, a Marinha concordou com a reativação do projeto, porém com motor radial R-3350 turbosupercharger e hélice dupla em contra-rotação (XF14C-2). O primeiro vôo ocorreu em julho de 1944 e o desempenho do caça pesado foi frustante. Com o progresso da guerra no Pacífico, o aperfeiçoamento do XF14C-2 tornou-se desnecessário e o programa foi cancelado nos primeiros meses de 1945. Apenas um protótipo construído. O modelo XF14C-1 tinha um motor Wright XR-3350-16 com 2.300HP de potência. A envergadura era de 14,03m e o comprimento de 11,51m. Suportava peso máximo de decolagem de 6.620Kg; atingia a velocidade máxima de 682Km/h, com alcance de 2.180Km e teto de 12.050m. A aeronave estava armada com seis metralhadorasde12,7mm (calibre .50) ou então quatro canhões de 20mm.



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