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Curtiss F15C
(E.R. Hickel)

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Caça-bombardeiro monoposto embarcado e de propulsão mista XF15C. Já no final de 1942, a marinha norte-americana havia lançado uma especificação para um caça-bombardeiro de planta propulsora mista, que deveria usar as novas turbinas em desenvolvimento assim como um motor radial convencional com hélice. A idéia era que o motor a pistão seria usado para as operações de levantar vôo e pousar e para cruzeiros de longa distância, enquanto que o empuxo da turbina daria força suplementar em combate. Ainda, caso a turbina falhasse ou fosse avariada a aeronave se manteria com o motor a pistão. A Curtiss entrou na disputa com o XF15C, um caça de dupla propulsão, com hélice no nariz e turbina embutida na fuselagem atrás da cabine, semelhante ao XFR-1 Fireball da Ryan. O F15C era mais pesado e potente que o Fireball, porém o Fireball se mostrou uma aeronave melhor e entrou em produção industrial, ao passo que o F15C não. O primeiro protótipo vôou em outubro de 1945, porém alçou vôo duas vezes apenas, antes de cair. O segundo protótipo, já com cauda em T, também caiu durante o segundo vôo. O XF15C-1 foi finalmente suplantado pelo advento das aeronaves a jato, cada vez mais adequadas para os requerimentos da Marinha. Apenas três protótipos construídos. O modelo XF15C-1 tinha um motor Pratt & Whitney R-2800-34W com 2.100HP de potência, mais uma turbina Allis-Chalmers J36 com 1.225Kg de empuxo. A envergadura era de 14,64m e o comprimento de 13,42m. Suportava peso máximo de decolagem de 8.490Kg; atingia a velocidade máxima de 755Km/h, com alcance de 2.230Km e teto de 12.750m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm.



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