Ryan FR Fireball 
(E.R. Hickel)
  
Caça-bombardeiro monoposto embarcado         e de propulsão mista FR. Já no final de 1942, a marinha         norte-americana havia lançado uma especificação para         um caça-bombardeiro de planta propulsora mista, que deveria usar         as novas turbinas em desenvolvimento assim como um motor radial convencional         com hélice. A idéia era que o motor a pistão seria         usado para as operações de levantar vôo e pousar e para         cruzeiros de longa distância, enquanto que o empuxo da turbina daria         força suplementar em combate. Ainda, caso a turbina falhasse ou fosse         avariada a aeronave se manteria com o motor a pistão. As indústrias         Ryan apresentaram a melhor proposta e o contrato para produção         de protótipos foi assinado. Em junho de 1944 o primeiro protótipo         vôou. Estava equipado com um motor radial R-1820 no nariz e uma turbina         I-16 embutida na parte traseira da fuselagem. Não tinha uma velocidade         tão excepcional, mas a razão de subida era espetacular. O         Fireball foi a primeira aeronave de série da marinha americana a         ter rebite de cabeça escareada unindo as superfícies metálicas         externas. Com contratos firmados para 1.300 aparelhos, os FR-1 começaram           a ser entregues em março de 1945, contudo, após a vitória         aliada e os cancelamentos de encomendas, apenas 66 unidades foram produzidas.         Nenhum aparelho chegou a travar combate na guerra, e no pós-guerra         os Fireball foram utilizados em testes nos porta-aviões, até         serem retirados de serviço em 1947; principalmente por falhas no         trem de pouso durante as operações de pouso em convés.         Uma variante do FR-1 foi o protótipo XF2R-1 DarkShark onde o motor         radial era substitído por um turbo-hélice, o que encompridava         o nariz do avião. O modelo FR-1 tinha um motor Wright R-1820-72W com 1.425HP de potência, mais uma turbina General Eletric J31-GE-3 com 725Kg de empuxo. A envergadura era de 12,20m e o comprimento de 9,86m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.810Kg; atingia a velocidade máxima de 685Km/h, com alcance de 2.300Km e teto de 13.150m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar oito foguetes de 5". 
 
  
 
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