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Grumman F6F Hellcat
(E.R. Hickel)

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Caça naval monoposto F6F. Mais brigador do que elegante, o Hellcat foi um avião vitorioso na guerra. Foi projetado com base na experiência em combate dos pilotos e construído em massa rapidamente, numa média inigualada por qualquer outra fábrica de aviões sozinha. Foi empregado com tão bons resultados, que pode-se dizer que no dia em que o F6F surgiu, os aliados começaram a ganhar a guerra aérea no Pacífico. A aeronave teve seu início como XF6F-1, um desenvolvimento natural do F4F Wildcat, com motor Double Cyclone R-2600. Passado um mês, o mais potente Double Wasp foi o substituto e, no outono de 1942, o avião começou a ser produzido numa nova fábrica, que era mais obsoleta que os próprios Hellcat nela construídos! Contudo essa linha de produção fluiu numa velocidade extraordinária, auxiliada pela total perfeição do Hellcat e ausência de grandes mudanças e técnicas durante a fabricação dos tipos subseqüentes. As entregas de 1942 a 1945, de fato, foram 10, 2.545, 6.139 e 3.578, num total de 12.272 aparelhos (excluídos dois protótipos), dos quais 11.000 foram entregues em exatamente dois anos. Enxames desses robustos e grandes caças dominaram completamente os japoneses, destruindo mais de 6.000 aviões (4.947 por esquadrilhas de porta-aviões dos EEUU, 209 por unidades da marinha com base em terra e os demais por esquadrilhas de Hellcat dos aliados). A Armada Aérea da Frota, que originariamente escoIhera o nome Gannet, utilizou os Hellcat tanto na Europa quanto no Extremo Oriente. A silhueta anormal dos F6F era sua área de asa de ponta quadrada, de 10,18 m, com trem de pouso retorcível e para trás, ao recolher. O F6F-3N e o 5N eram caças noturnos, com radar APS-6 na asa; o 5K foi um aparelho de controle remoto e o 5P, uma versão de reconhecimento fotográfico. Depois do Dia V sobre o Japão, centenas desses aparelhos foram vendidos a outras nações. O modelo F6F-5, de 1943, tinha um motor Pratt & Whitney R-2800-10W com 2.200HP de potência. A envergadura era de 13,08m e o comprimento de 10,17m. Suportava peso máximo de decolagem de 6.400Kg; atingia a velocidade máxima de 611Km/h, com alcance de 2.600Km e teto de 11.500m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 12,7mm (calibre .50).



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