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GL SOURCING E FOLLOW SOURCING
(Célia Moro)

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GL SOURCING E FOLLOW SOURCING: RATÉGIA COMPETIVA ATRAVÉS DE FORNECEDORES GLOBAIS E LOCAIS Global Sourcing ou Follow Sourcing Marcos Vinícius G. Ibias A crescente internacionalização da economia tem permitido às empresas selecionar fornecedores ou até mesmo produzirem em regiões independentes de sua localização geográfica. Segundo François Chesnais (1996) esse processo de internacionalização permite às empresas auferirem vantagens competitivas, tendo como principal estratégia, as Fusões e Aquisições (F&A) e os Investimentos Estrangeiro Direto (IED), com o objetivo de reduzirem as barreiras alfandegárias e seus custos produtivos, utilizando-se do avanço das ferramentas de tecnologia de controle e o gerenciamento de suas operações. Com base nessa premissa, o objetivo deste artigo é apresentar de maneira sucinta como esta decisão estratégica entre Global Sourcing ou Follow Sourcing, contribui para o aumento da competitividade empresarial, fazendo parte da estratégia competitiva das empresas. Define-se como estratégia de Global Sourcing a busca por fornecedores que estão localizados em outros países ou regiões distantes, ou seja, existe uma independência da localização geográfica. A alternativa estratégica do Global Sourcing promove um ganho de competitividade, pelo grande poder de redução de custos de produção, dado que com a utilização de alguns fornecedores internacionais podem oferecer produtos com qualidade da tecnologia superior, além de possibilitar a empresa à uma maior chance de presença local no país estrangeiro. Sendo uma estratégia bastante favorável em períodos de dólar baixo, em contrapartida a empresa deve tomar cuidado para não tornar-se extremamente dependente dos fornecedores internacionais. Outro aspecto importante do Global Sourcing é a possibilidade da empresa, produzir cada parte em países diferentes e importá-los para montagem no país de origem. Como por exemplo: uma indústria de bonecas que produz a cabeça na China, os braços e as pernas em Taiwan, e as roupas em Hong Kong, importa todas as peças e monta a boneca no Brasil. Enquanto que o Follow Sourcing ocorre pelo fato do fornecedor seguir a indústria para o local onde a mesma está se instalando (podendo ser no mesmo país, região ou cidade). Sendo as suas principais vantagens a eliminação de custos associados ao desenvolvimento de produtos, a possibilidade de uma maior sinergia dado que irá ocorrer uma cooperação entre montadora e fornecedor, e a redução de custos de transação e dos custos de gestão de fornecedores. Um exemplo de Follow Sourcing bem sucedido seria um condomínio industrial (muito utilizado pela cadeia automotiva), onde os fornecedores escolhidos pela montadora, se instalam nos arredores das plantas e fornecendo módulos ou sistemas, ou seja, tanto os fornecedores, quanto a indústria passam a passam a conviver na mesma planta. Nestes dois casos, todos os envolvidos no processo produtivo se fortalecem através do engajamento, seguindo a Cadeia de Valor de Porter, fortalecendo ainda mais a relação entre os elos da Cadeia de Suprimentos. A fim de aumentar a competitividade, o uso dessas duas estratégias é fundamental como uma alternativa de redução de custos e de eliminar deficiências tanto técnicas quanto mercadológicas, principalmente no que diz respeito à qualidade, Just-in-time e redução de perdas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHESNAIS, François. A mundialização do Capital GE, Ling; KONANA, Prabhudev. Global Sourcing and value chain unbundling. McCombs School of Business – University of Texas, Austin-TX, 2004. IBIAS, Marcos Vinícius G. Estratégias corporativas no setor bancário brasileiro nos anos 90. Porto Alegre: PUCRS, Monografia de conclusão de curso, 2004. Cap.3 p. 35-46. ZAWISLACK, Paulo Antônio. Diagnóstico Automotivo. A plataforma da cadeia automotiva no Rio Grande do Sul. Posto Alegre: UFRGS/PPGA/NITEC/FIERGS, 1999. 86 p.



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