Yehuda Haleví
(Gustavo Daniel Perednik)
A filosofia judaica medieval é dividida em dois períodos de três séculos cada um: durante o primeiro período (900-1200) a filosofia judaica fez parte do renascimento cultural do Oriente muçulmano e se expandiu pelos países muçulmanos. Era escrita em árabe, algumas vezes escrita em hebraico. e seu tema fundamental foi a relação entre filosofia e judaísmo. Durante os três séculos seguintes:(1200-1500), as comunidades judaicas foram influenciadas pela filosofia dos países cristãos (Espanha, sul da França e Itália). Escrita, inteiramente, em hebraico, seus temas eram mais filosóficos. Enquanto as academias de Talmud decaíam na Babilônia, emergíam na Espanha. Durante o décimo século, o médico e conselheiro real Jasdai Ibn Shaprut mantinha contato com várias comunidades judáicas, e nesse contexto, uma história maravilhosa chegou aos seus ouvidos. Um reino floresceu no Cáucaso sete séculos antes e se havia expandido até o sul da Rússia.. No ano de 740, seu rei se converteu ao judaísmo. Jasdai enviou uma carta que foi respondida: se tratava de um Estado judaico na costa do mar Cáspio. Dois séculos depois da carta de Jasdai, o poeta Yehuda Haleví menciona esta carta em sua obra magna, antes de emigrar para Israel em 1139. Yehuda Haleví nasceu em Toledo em 1080, uma década antes que, desde o norte da África, os almorávidas conquistassem a Espanha muçulmana. Médico e erudito do Talmud, escreveu centenas de poemas de diversos gêneros. Seu livro filosófico tem um título extenso e apologético: Livro de prova e demonstração para a defesa da religião humilhada. A imaginação de Haleví, também, construiu - em forma de diálogo - as motivações do Rei Burlan para converter-se ao judaísmo quatro séculos antes.
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