Robinson Crusoé
(Daniel Defoe)
Defoe inspirou-se na história verídica de um marinheiro escocês, Alexander Selkirk, abandonado, a seu pedido, numa ilha do arquipélago Juan Fernández, onde viveu só de 1704 a 1709.
Robinson Crusoe herda desta história o mito da solidão, na medida em
que, depois de um naufrágio de que é o único sobrevivente, vive sozinho
durante vinte e oito anos, antes de encontrar a personagem Sexta-Feira.
O romance simboliza a luta do homem só contra a natureza, a
reconstituição dos primeiros rudimentos da civilização humana, testemunhada apenas por uma consciência e dependente de uma energia própria.
Robinson Crusoe constitui uma obra-prima dos alvores do realismo,
distinguindo-se assim, desde logo na composição das personagens, de
outros romances da época. De fato, era freqüente a narração da história
amorosa e sentimental dos homens mas não a sua vida prática. Daí que a
criação de Crusoe seja francamente inovadora: com um espírito prático e
positivo, alheio a todo o sentimentalismo e à debilidade poética,
Crusoe é um homem para quem as coisas existem concretamente, sem
possibilidade alguma de transformação fantástica. Não é uma personagem
afetada e melindrosa, como as que, na época, eram importadas da
literatura francesa, apenas compreensíveis nos círculos da corte.
Crusoe é um ingénuo que não se deixa enganar facilmente, é ativo e tem
plena confiança na força do homem e no seu destino vitorioso. Apesar de
não possuir uma inteligência extraordinária, pertence ao grupo dos
vencedores: é infatigável, tenaz e engenhoso na sua necessidade de
sobrevivência e no seu desejo de se sobrepor à natureza.
Ao mesmo tempo, Crusoe é uma personagem perturbada por problemáticas
espirituais, bem próprias do mundo inglês do seu tempo, que o colocam
no limiar de uma certa modernidade, aquela que permite afirmar o
individualismo radical nos mais diversos domínios: filosófico,
político, econômico, etc.
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