BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A influência da atividade física regular sobre o autoconceito.
(Tamayo; Campos; Ana Paula Matos; Daniela Mendes; Graciano Santos; Juliana B. Carvalho Nális T.)

Publicidade
Este trabalho visa estudar a influência da actividade física regular de homens e mulheres de mais de 40 aos sobre o autoconceito.
O estudo revelou que existe uma relação ex-post facto entre o autoconceito e a prática regular do exercício físico, não podendo, no entanto, estabelecer-se uma relação de causa-efeito.
Tamayo e tal. encontraram no seu estudo diferenças significativas de género ao nível do factores, sendo a autoconfiança superior nos homens e o self ético-moral, atributos da categoria de traços expressivos como “bondoso”, “generoso”, “honesto”, superior nas mulheres.
Tamayo distingue 3 componentes no autoconceito que se relacionam entre si e sofrem uma dinâmica própria ao longo do tempo, sendo influenciadas pela Cultura – “a fonte mais importante do autoconceito parece ser a forma como a pessoa é percebida pelo outro significativo”. A terminar Tamayo diz ainda que “o simples facto de se praticar actividade física com regularidade, independentemente dos resultados obtidos sobre o funcionamento e a estética do corpo, pode provocar na pessoa o sentimento, ou a impressão, de que as exigências normativas da cultura tenham sido, ou estejam sendo, atingidas. Desta forma, além dos benefícios estritamente corporais, a actividade física provocaria uma percepção do corpo mais positiva do ponto de vista estético e de saúde”.
Em todo o caso a actividade física regular tem um impacto benéfico sobre o autoconceito.



Resumos Relacionados


- A Nossa Saúde

- Autoconceito E Identidade

- Qual A Relação Entre O Sedentarismo E O Aumento De Algumas Doenças?

- Motivación Para El Entrenamiento Con Pesas En Gimnasios: Un Estudio Piloto.

- Mexa-se Pela Sua Saúde



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia