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A Raiz Principal da Confiança
(Stephen R. Covey)

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Esforços para fortalecer pessoas e alinhar sistemas serão sempre
frustrados em culturas de baixa confiança ou de ausência de confiança.

Eu tenho há muito tempo defendido uma abordagem natural, gradual,
dia-a-dia, passo a passo, seqüencial para o desenvolvimento pessoal e
organizacional. Meu sentimento é que qualquer produto ou programa (seja lidando
com perda de peso ou amadurecimento de habilidades) que prometa resultados
“rápidos”, “livres”, “fáceis” e “instantâneos” provavelmente não é baseado
sobre princípios corretos. E, no entanto, virtualmente toda propagando usa uma
ou mais destas palavras para nos seduzir a comprar. Não é de se admirar que
muitos de nós estejamos viciados em abordagens “quebra-galhos”.

Caráter real e desenvolvimento de
habilidades estão irrevogavelmente relacionados com leis naturais e princípios
governantes, quando nós observamos e entendemos isso, ganhamos a força para
romper com o passado, superar velhos hábitos, mudar nossos paradigmas e
alcançar a grandeza primária do caráter e da eficácia interpessoal.

Nós devemos também adquirir as
atitudes, habilidades, e estratégias para criar e manter relacionamentos
repletos de confiança. De fato, uma vez que nos tornamos relativamente
independentes, nosso desafio é nos tornarmos eficazmente interdependentes com
outros. Para fazer isso, devemos praticar empatia e sinergia em nossos esforços
para sermos proativos e produtivos.

Nenhum líder pode se permitir
esquecer que integridade pessoal e integridade organizacional estão intimamente
interligadas.



Quatro
Níveis, Quatro Princípios: Liderança Baseada em Princípios é praticada
de dentro para fora em 4 níveis: 1. Pessoal (Meu relacionamento comigo mesmo);
2. Interpessoal (Meu relacionamento e interação com outros); 3. Gerencial
(Minha responsabilidade para concluir o trabalho com os outros); 4.
Organizacional (Minha necessidade para organizar as pessoas, recrutá-las, treiná-las,
compensá-las, construir equipes, resolver problemas, e criar estruturas,
estratégias e sistemas, todos alinhados). Cada nível é “necessário mas
insuficiente” significando que temos que trabalhar em todos os 4 níveis
baseados em certos princípios universais mestres e invioláveis.



Confiabilidade
no Nível Pessoal: Confiabilidade é o fruto do caráter (o que você é como
pessoa) e competência (o que você pode fazer). Se você tem fé em meu caráter,
mas não em minha competência, você ainda não confiará em mim. Muitas pessoas
boas e honestas têm gradualmente perdido sua confiabilidade profissional porque
se permitiram tornar-se “obsoletas” dentro de suas organizações. Sem caráter e
competência, não seremos considerados confiáveis, nem demonstraremos muito
sabedoria em nossas escolhas e decisões. Sem desenvolvimento profissional
significante e contínuo, existe muito pouca confiança ou mesmo nenhuma
confiança.



Confiança
no nível Interpessoal: Confiabilidade é a fundação para a confiança. Confiança é a
conta bancária emocional entre as pessoas, a qual habilita as duas partes a
terem um acordo de desempenho ganha-ganha. Se duas pessoas confiam uma na
outra, baseadas na confiabilidade de cada uma, elas podem saborear comunicação
clara, empatia, sinergia, e interdependência produtiva. Se uma das partes é
incompetente, treinamento e desenvolvimento podem ajudar. Mas se uma delas tem
falhas de caráter, ele ou ela deve fazer e manter promessas e elevar sua
segurança interna, melhorar suas habilidades, e reconstruir relacionamentos de
confiança. Confiança ou a falta dela é a raiz do sucesso ou falha nos relacionamentos
e os resultados de linha de fundo nos negócios, indústria, educação, e governo.



Fortalecimento
no nível gerencial: Se você tempouca ou nenhuma confiança, como será possível
gerenciar as pessoas? Se você acredita que seu pessoal carece de caráter ou
competência, como vai gerenciá-los? Quando não há confiança, você necessita
controlar as pessoas. Mas se há elevada confiança, como você gerencia as
pessoas? Você não as supervisa, elas se auto-supervisam. Você se torna uma
fonte de apoio. Estabelece um acordo de desempenho sendo que todo mundo entende
o que é esperado. Você sobrepõe a necessidade das pessoas com as necessidades
da organização. Então passa a ter responsabilidade, mas as pessas participam na
avaliação de seus próprios desempenhos baseados sobre os termos do acordo. As
pessoas são fortalecidas a julgar a si mesmas porque seu conhecimento transcende
qualquer sistema de medição. Se você tem uma cultura de baixa confiança, tem
que usar de medição porque as pessoas vão dizer a o que acreditam que você
deseja ouvir.



Alinhamento
no nível organizacional: Se você tem uma cultura de baixa confiança com um estilo
controlador de gerenciamento, terá uma organização hierárquica com pequeno
leque de controle. Irá utilizar delegação de recursos em pequenas doses de
risco e responsabilidade e gerenciar os métodos, não os resultados. Seu sistema
de informação irá se focar em informações de curto-prazo de modo que possa
trabalhar com tratamento (remendos) e não prevenção. Seu sistema de motivação
será do tipo autoritário-benevolente (é a cenoura e o chicote, a recompensa
pela obediência e a punição pelo comportamento indesejado). Tais sistemas
primitivos talvez permitam sobreviver contra competição suave, mas você será
presa fácil na dura competição atual. Se você tem uma cultura de
alta-confiança, sua organização pode ser muito plana e extremamente flexível
com amplo leque de controle. Por quê? As pessoas irão supervisionar a si
mesmas. Elas estarão cumprindo seus trabalhos alegremente sem serem relembradas
porque você construiu uma conta bancária emocional com elas. Você tem
compromisso e fortalecimento porque construiu a cultura em volta de uma visão
comum sobre a base de certos princípios sólidos, e está constantemente lutando
para alinhar estratégia, estilo, estrutura, e sistemas com sua missão (sua
constituição) e com as realidades do ambiente lá fora (o fluxo).

Meu desafio para você é este: quando
encontrar alguma coisa desalinhada, trabalhe sobre isto em todos os 4 níveis,
de dentro para fora, baseado nos 4 princípios: Confiabilidade, Confiança,
Fortalecimento, Alinhamento.



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