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A AUTORIDADE POLÍTICA NA VISÃO DE DIDEROT
(Jerson)

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A AUTORIDADE POLÍTICA NA VISÃO DE DIDEROT

Diderot foi um destacado pensador francês. Contemporâneo de Voltaire, ele teve participação intensa no movimento iluminista e na elaboração dos verbetes políticos da Enciclopédia, obra de vários autores, os chamados enciclopedistas, que reuniu em torno de 60 mil verbetes distribuídos em 28 volumes, e sintetizou o conhecimento produzido na época nos mais diversos ramos das investigações cientificas e filosóficas.
O enfoque dos verbetes de Diderot vai de fato ao coração do pensamento político daquele momento. Neles encontramos temas sobre aristocracia, cidadão, democracia, economia, direito natural entre outros. Mas sem dúvida, um dos verbetes mais importantes é o que fala sobre a autoridade política. Nesse verbete, o filósofo retoma a discussão sobre a natureza da autoridade política a partir do pensador inglês Thomas Hobbes. Hobbes foi um pensador que, vivendo sob um período de intensa guerra na Inglaterra do séc. XVII, escreveu uma famosa obra intitulada Leviatã na qual justifica a autoridade política com base na necessidade da existência de um poder capaz de impor a ordem social e impedir que os indivíduos vivessem em guerras permanentes.
O principal precursor do Iluminismo foi o filósofo Voltaire.
No texto sobre autoridade política Diderot retoma o debate iniciado por Hobbes porém a partir de uma perspectiva baseada no princípio da igualdade entre os homens. Isso significa que nenhum homem nasce predestinado a ser governante ou governado. ‘’A liberdade é um presente do céu, e cada individuo de mesma espécie tem o direito a usufruir dela tão logo tenha o uso da razão’’.
Desse modo, ao contrario do que propunha Hobbes, Diderot atribui a autoridade política a função fundamental de assegurar o exercício da liberdade humana. Em outras palavras, enquanto a obra de Hobbes justifica a existência de uma autoridade central que está acima de qualquer outro poder existente na face da terra, Diderot busca estabelecer os fundamentos da legitimidade da autoridade política bem como, impor limites ao exercício desta autoridade identificando dois modos distintos de poder político.



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