Grécia Antiga
(AlexandraAndrade)
Fragmentação política do mundo Grego
O relevo montanhoso e acidentado da Grécia e a dificuldade nas comunicações deram origem às divisões do país, formando Pólis.
A Pólis
A Grécia era independente. Possuía população, leis e território próprios.
Os espaços da Cidade Grega
Os espaços de Atenas:
Acrópole: Lugar mais alto da principal colina. Nela encontravam-se os principais edifícios públicos e profanos, templos e residências aristocráticas.
Ágora: Na parte baixa da cidade encontravam-se as habitações populares. A Ágora passou a centralizar o mercado e as assembleias, tornando-se assim o efectivo centro cívico e político da cidade.
Evolução política de Atenas, na qual Péricles teve grande importância
De 800 a 700 a.c à Monarquia
De 750 a 600 a.c à Oligarquia
De 620 a 500 a.c à Tirania
A partir de 520 a.c à Democracia
A democracia Ateniense como democracia directa
Era uma democracia directa porque:
O governo era eleito conforme as intenções de voto dos eleitores
Todos os cidadãos eram, supostamente, iguais
Todos podiam participar
Isonomia, Isocracia e Isegoria
Introdução das mistoforias
As características da democracia Ateniense
O princípio da soberania popular
O uso do sorteio (na escolha dos magistrados)
O carácter transitório dos cargos (evitar corrupções e abusos pessoais do poder)
As leis (porque eram sugeridas, discutidas e aprovadas por todos na Assembleia)
A importância da oratória no contexto da democracia directa
Na democracia directa, a palavra revelou-se um instrumento importante de persuasão e de domínio. Era através da palavra que os cidadãos se faziam ouvir, nas assembleias, os seus pedidos e queixas. Assim quem melhor falava melhor convencia, conquistando prestígio e simpatia. Dai que a oratória se tenha tornado um dote precioso para o exercício da vida política.
Os órgãos do poder legislativo, poder executivo e poder judicial na democracia Ateniense
Legislativo (Eclésia; Boulé)
Executivo (Boulé e Magistrados)
Judicial (Areópago, Aelieo)
Direitos dos Cidadãos
Direito à liberdade
Isonomia ou igualdade perante a lei
Isocracia ou seja igualdade de acesso aos cargos públicos
Isegoria ou direito igualitário ao uso da palavra.
Os limites da participação demográfica
Só os cidadãos têm direitos Cívicos
As mulheres e os Metecos não eram detentores de cidadania e de acesso aos cargos políticos
Existência de escravatura
Imperialismo ateniense, Atenas tentou impor pela força o seu regime político a outras cidades da liga de Belos
Excessiva valorização das leis e decisões colectivas com constante mudança dos magistrados, manipulação do povo nas assembleias e escolha por sorteio, o que permitia que muitos mais cidadãos mal preparados acedessem a cargos políticos.
Ostricidio
Comparação entre a democracia Ateniense e a democracia actual
Na democracia ateniense, só os cidadãos (homens com mais de 18 anos e serviço militar cumprido) tinham direito de voto. Na democracia actual, tanto mulheres como homens (com mais de 18 anos) têm direito de voto.
A educação dos jovens Atenienses e o exercício da cidadania.
Os jovens eram educados para serem cidadãos. Até aos 7 anos estavam no gineceu. Depois dos 7 anos iam para a escola. Aos 15 anos, preparavam-se fisicamente e mentalmente. Dos 18 aos 20 cumpriam serviço militar, para a partir dos 20 anos se tornarem cidadãos.
O significado das grandes manifestações cívico-religiosas.
Carácter religioso porque eram dedicadas aos deuses e homenageavam os heróis míticos.
Realizavam-se em recintos considerados sagrados
Tinham um importante papel recreativo e sociocultural
Algumas atraiam devotos e participantes de todo o mundo
Estas festividades contribuíram para a comunhão de crenças, cultos e tradições entre todos os Gregos, sendo hoje consideradas como um dos mais importantesfactores da sua identidade cultural
Os elementos básicos da arquitectura Grega.
Conjunto de regras que definem as medidas e as relações de proporção entre todos os elementos construtivos
A forma desses elementos
A decoração que comportavam
O declive idealista das obras escultóricas
O idealismo era a forma de representar as esculturas com uma selecção que permitisse representar as formas mais perfeitas.
Os objectivos estéticos e religiosos da arte clássica.
Os objectivos estéticos eram alinhar o naturalismo e o dinamismo das formas anatómicas ao idealismo do rosto do atleta, de forma a evidenciar a beleza do homem.
Resumos Relacionados
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