LENDAS BRASILEIRAS – MAQUINÉ, A GRUTA FANTÁSTICA (SUDESTE)
(FOLCLORE BRASILEIRO)
LENDAS BRASILEIRAS – MAQUINÉ, A GRUTA FANTÁSTICA (SUDESTE)
Num bosque bonito, vivia um Rei muito poderoso. Poderoso e magro. Magérrimo. Morava num belo castelo e levava uma vida sossegada, pois bastava bater palmas para obter tudo que queria.
Tinha muitos súditos e escravos. Entre eles, havia treze Anõezinhos de quem gostava particularmente.
Os Anõezinhos eram artistas: faziam versos, músicas, desenhavam esculpiam, pintavam... porém, após muitos anos de trabalho, estavam cansados, e pensando em fugir, mas o reino era muito bem guardado.
O Rei, além de magro e alto, era fraco, por isso, quando fazia força, chamava o Gorducho para levá-lo, que era tão gordo que parecia cheio de ar. Gorducho não suportava os anõezinhos, e a recíproca era verdadeira: viviam às turras.
Com o tempo, o Rei começou a entediar-se e pediu para o Mágico inventar algo. O Mágico sugeriu-lhe que viajasse.
O Rei disse que não podia, pois isso exigiria esforço, o que poderia fazê-lo emagrecer. Se ele emagrecesse mais, ficaria invisível. Ordenou então ao Mágico que descobrisse um modo de viajar sem sacrifícios.
O Mágico pensava... Os dias passavam.... O Rei se impacientava....
Até que um dia o Mágico encontrou a solução: um Espelho Mágico por onde se podia viajar para qualquer lugar. Deu ao Rei apenas uma recomendação que foi: cuidar bem do espelho, mantendo-o junto a si e disfarçando-o quando chegasse a lugares estranhos, porque se alguém o quebrasse, não poderia mais voltar.
Os Anõezinhos e o Gorducho, que escutaram tudo escondidos, viram aí sua oportunidade de fugir. Quando o Mágico estava preparando o Rei, o Gorducho jogou-se sobre os Anõezinhos, que caíram sobre o Rei, se embolaram e foram todos juntos para dentro do espelho.
Caíram numa gruta. O Rei, ao perceber que estavam querendo fugir, ficou furioso e sacou de sua espada para executá-los ali mesmo. Esconderam-se atrás do espelho e o Rei, golpeando às cegas, acabou quebrando-o.
Nunca mais puderam voltar. Tornaram-se amigos e começaram a abrir galerias, enfeitar as grutas, esculpir, decorar as paredes com pedaços de espelhos....
E foi assim que começou a beleza incrível existente nas grutas de Maquiné...
BASEADO EM “HISTÓRIAS E LENDAS DO BRASIL” – ED. APEL
Resumos Relacionados
- Branca Neve E Os Sete Anões
- Branca De Neve
- O Que é Mágico?
- Http://www.tfot.info/pod/1095/magic-mirror-mirrors-of-the-future.html
- O Mágico E O Camundongo
|
|