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A EDUCAÇÃO E O SIGNIFICADO DA VIDA
(Krishnamurti)

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A EDUCAÇÃO E O SIGNIFICADO DA VIDA
Logo na primeira página do livro sobre o tema acima, o autor já define todo o seu pensamento, através da crítica que faz, de forma contundente, à educação convencional que se aplica em todas as partes do mundo, através dos séculos até hoje.
Essa padronização estabelece o ensino como meta para o homem chegar ao sucesso profissional à posição de comando, de liderança, ou ao regado da vida milionária. É isso o significado da vida? São essas coisas que fazem a integridade de um homem?
Esse modelo de educação levam muitos homens a se tornarem prósperos industriais, comerciantes, políticos, professores de alto gabarito, etc., mas não lhes dá os valores dos mais nobres sentimentos humanos que provém do espírito: a honestidade, a humildade, a paciência, a caridade, a gratidão, o amor. O homem preparado tecnicamente para vencer na vida prática é uma coisa, mas o homem também preparado espiritualmente para entender os outros como se entende a si próprio, é um homem integral. E o homem integral não faz guerra, só propõe a união e a paz. Essa antiga e atual educação leva à eficiência, mas não produz a integração, que só é conseguida com a educação correta, que se esmera no desenvolvimento do intelecto, mas também, e sobretudo, no desenvolvimento e compreensão das coisas do espírito e do coração.
EDUCAÇÃO CORRETA
O homem “integrado” é aquele que tem o auto conhecimento, proveniente da própria análise no processo psicológico. Em si não se geram conflitos e confissões com fatos, pessoas e idéias, porque sua formação não foi apenas técnica, exteriorizada, mas centrada também nos valores internos que o habilite a enfrentar as seguidas e crescentes complexidades que a vida lhe oferece.
INTELECTO, AUTORIDADE E INTELIGÊNCIA
Essa educação padronizada, antiga e moderna ao mesmo tempo, desenvolve o intelecto através de mil e uma teorias, enche-o de fatos e experiências, mas não faz o homem penetrar nos conhecimentos processuais da existência humana, porque não se preocupa com a integração da mente com a alma e o coração.
EDUCAÇÃO E PAZ UNIVERSAL
As muitas crises de entendimentos atuais entre os povos são todas decorrentes dessa educação que forma os homens para ganhar as concorrências, as lutas, as divergências.
O autor acentua que a paz não se alcança com ideologias nem é instituído por leis. Ela se conquista no desenvolvimento espiritual de cada um, quando o indivíduo passa a compreender o seu próprio processo psicológico como ser humano, dotado de natureza material , egoística, mas com superioridade para a natureza divina do espírito, que promove a paz.
A ESCOLA
A paz vem com a liberdade, esta vem com o autoconhecimento que , por sua lado, motiva a paz. O certo seria: homens preparados tecnicamente para s lideranças sociais, mas carregado de amor para dar, de compreensão afetiva para produzir o bem, de intenções puras no sentido de promover a felicidade.
PAIS E MESTRES
O importante em tudo isso é os pais e mestres estarem afinados numa direção: a educação da criança para enfrentar as necessidades que a vida impõe sem esquecer de prepará-lo também com as necessidades do eu desenvolvimento espiritual, através do auto-conhecimento.
SEXO E CASAMENTO
A sutileza com que esse problema do sexo deve ser abordado à criança exige dos pais e mestres uma condição equilibrada no estado de espírito dos responsáveis pelo esclarecimento do assunto.
ARTE, BELEZA E CRIAÇÃO
De alguma forma cada um de nós sempre procurando fugir de nós mesmos, através da procura de alguma coisa que nos distraia o espírito. Ou uma viagem, uma pintura, um jogo , bebida, ou até um refúgio numa seita ou religião. Uma educação correta elimina esse conflito d’alma das pessoas, porque faz manifestar-se o estado de criação.
“A criação é um estado de ‘ser’ do qual estão ausentes os conflitos e as aflições do ‘eu’, estado em que a mente não se deixa prender pelas exigências e lutas do desejo”.
As crianças precisam ser despertadas para a sensibilidade do belo que está na natureza por pessoas integradas, afim de não precisarem refugiar-se no futuro em ocupações artísticas ou outros meios de fuga. Escreva seu resumo aqui..



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