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La persona en lo historico cultural
(Guillermo Arias Beaton)

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O livro La persona em el enfoque histórico cultural foi escrito pelo Prof. Dr. Guillermo Arias Beaton, que é presidente da Cátedra L.S. Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana e um especialista no Enfoque Histórico Cultural. No livro o autor descreve de forma clara as principais idéias de Vygotsky, “o Enfoque Histórico Cultural”, que se constitui em uma importante ferramenta de compreensão do processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. No livro, o leitor terá a oportunidade de conhecer como viveu Vygotsky e o inicio do Enfoque Histórico Cultural. O texto é leitura fácil, e traz muitos exemplos que ajudam a compreender a essência das idéias de Vygotsky. O Enfoque Histórico Cultural se fundamenta no desenvolvimento psicológico, um processo completo, que tem sua origem nas condições e nas organização do contexto sócio-cultural, que influenciam o sujeito, nele se produz acumulo de experiências individuais a partir de sua vivencia. Resumidamente podemos dizer que o desenvolvimento psicológico ocorre a partir das vivencias do sujeito, influenciado pelo meio sócio-cultural em que está inserido, por sua vez, o psicológico e sócio-cultural determina o desenvolvimento biológico, constituindo um ciclo. Porém, o autor não se limita apenas a descrever a essência do enfoque histórico cultural, ele aborda também um tema muito importante que é o conceito funções psíquica superiores. Para Vygotsky as funções psíquicas superiores se subdividem em dois grupos: - processo de domínio dos médios externos do desenvolvimento cultural e do pensamento. Exemplo: leitura, escrita e calculo. – desenvolvimento das funções psíquicas superiores especiais. Exemplo: atenção voluntária, memória lógica, formação de conceitos, imaginação e criatividade. Um sujeito que não se apropria da leitura e escrita, também não vai se apropriar de conceitos científicos. A zona de desenvolvimento proximal também é descrita no livro. Este conceito permite pensar ou construir a lógica do diagnóstico explicativo. O livro finaliza com a análise da situação atual de Cuba em relação ao histórico cultural e da aplicação do enfoque histórico cultural na educação e na psicologia.



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