BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A SOCIEDADE E OS PARADIGMAS DA EXCLUSÃO E DA INCLUSÃO
(Sonia das Graças Oliveira Silva)

Publicidade
Escreva seu resumo aqui..

A SOCIEDADE E OS PARADIGMAS DA EXCLUSÃO E DA INCLUSÃO





Por: Sonia das Graças
Oliveira Silva





“É maravilhoso ter ouvidos e olhos na alma. Isto completa a

glória de viver.” (HELEN KELLER)







O mundo passa por
profundas mudanças. Urge analisar criticamente a condição existencial da diversidade,
da deficiência, e suas perspectivas ante os desafios nesta nova ordenação de
mundo.

A semente do conceito de sociedade
inclusiva foi lançada em 1981 pela ONU quando realizou o Ano Internacional das
Pessoas Deficientes (AIPD), que enalteceu firmemente o reconhecimento dos
direitos das pessoas com deficiência como membros integrantes da sociedade. O
lema do AIPD já dizia o que essas pessoas desejavam: “Participação Plena e
Igualdade.” (Sassaki, 1999).

A
sociedade vem sendo chamada a criar oportunidades iguais para as pessoas com
deficiência, o que significa mudar a própria sociedade para que elas possam
realizar seus direitos.

Esta mesma sociedade
deve se empenhar em acolher as diferenças de todos os seus membros,
significando que temos que focalizar esforços não mais em adaptar as pessoas à
sociedade e sim em adaptar a sociedade às pessoas.

Desta maneira, o
conceito de sociedade inclusiva já vem sendo gradativamente implantado em
várias partes do mundo, como consequência natural do processo de implementação
dos princípios de inclusão na família, educação, no mercado de trabalho, no
lazer, recreação, esporte, turismo, cultura, religião, artes.

“Inclusão social é o
processo pelo qual a sociedade e o portador de deficiência procuram adaptar-se
mutuamente tendo em vista a equiparação de oportunidades e, consequentemente,
uma sociedade para todos”. ( Sassaki, 1999, p. 167).

Consideram-se como objetivos primordiais
deste tema:

Posicionar-se contra qualquer discriminação
baseada em todo tipo de diferenças: físicas, culturais, de classe social, de
crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

Compreender a cidadania como participação
social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civil
e social, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e
repúdio às injustiças e ao preconceito, respeitando o outro e exigindo para si
o mesmo respeito;

Posicionar-se de maneira crítica,
responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o
diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

Desenvolver o conhecimento ajustado de si
mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física,
cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para
agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

O que se espera para o século XXI são
compromissos, não apenas com a produção e a difusão do saber culturalmente
construído, mas com a formação do cidadão crítico, participativo e criativo
para fazer face às demandas cada vez mais complexas da sociedade moderna.
Analisa-se a importância da educação escolar no exercício da cidadania que
implica a efetiva participação da pessoa na vida social resguardada a sua
dignidade, a igualdade de direitos, a importância da solidariedade e do
respeito, bem como a recusa categórica de quaisquer formas de discriminação.



Resumos Relacionados


- Educação Inclusiva

- Inclusão

- Aprendendo Na Diversidade

- "desafios Para Era Do Conhecimento"

- Refletindo Sobre O Direito À InclusÃo E À DiferenÇa



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia