www.offpress.pt
()
Alterações nos hábitos dos leitores O encerramento nos últimos anos de muitas publicações, independente do público a quem se dirige deveu-se a diversos factores perfeitamente identificados mas muitos não assumidos por editores e por isso deixaram cair títulos que já tinham muitos anos de edições, fazendo já parte da nossa história do século XX. São estes os principais causadores da derrocada da imprensa escrita - A Internet - A banalização da TV por cabo com todo o tipo de informação - O aumento de velocidade da Internet (Banda Larga) - A colocação online de revistas em simultâneo com a edição impressa - A agressividade na venda de publicidade nos canais de TV abertos - A descida dos preços da publicidade na TV - A perca de receitas de publicidade na imprensa escrita - O desinvestimento dos meios, sendo apenas domínio de alguns grandes grupos editoriais. - A opção por novos veículos de comunicação: SMS, MSN, Chat, etc. Não obrigatoriamente por esta ordem, estes foram sem dúvida os grandes causadores da redução de leitores de revistas. Claro que existem fenómenos que independentemente do conteúdo levam a que muitos milhares de pessoas sejam fieis leitores (as) semana após semana, À parte de alguns fenómenos (Maria, Nova Gente, TV Guia, etc.,) as editoras não souberam “agarrar” o hábito da leitura aos leitores das suas publicações. Começaram por oferecer um brinde como motivo de comemorar qualquer evento, como o aniversário da revista, o dia dos Namorados ou o solstício de Verão, e acabaram depois a preocuparem-se não com o conteúdo da revista ou com a imagem e chamada de capa, mas sim com o brinde que se irá oferecer com a edição. As revistas de Moda Femininas são as que mais matérias repetem ao longo do ano. Se um “VIP” é notícia será notícia durante meses. Mas a oferta de capa é que fará a diferença entre vender 25% ou 65% da edição.
Resumos Relacionados
- Http://bighugelabs.com/magazine.php
- Pronta A Proposta Para Os Movimentos Sociais
- Http://www.terra.com.br/istoe
- Revista Playboy Juliana Salimeni Janeiro 2010
- Www.ig.com.br
|
|