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Distúrbio de Aprendizagem (TDAH)
(Karoline Corrégio)

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É muito difícil afirmar o que é mais desgastante para os pais na lição de casa, se seu trabalho a cumprir ou se o trabalho em ajudá-los.
Cansada após o embate das atividades escolares habituais, existe na criança o desejo do lazer, dos programas preferidos da televisão, do videogame ou as brincadeiras, cabendo aos pais administrar essa imensa insatisfação que se agrega as já naturais dificuldades com a hiperatividade, a impaciência e a falta de concentração. A relação de itens abaixo, ainda que aceitando-se que cada casa é um caso e nem sempre o que vale para alguns é interessante para todos, pode servir de roteiro que os pais devem adaptar realidades e circunstâncias de seus filhos:
Planeje para as lições ou horas de estudo horários um pouco mais curtos.
Simplifique as instruções e ensine-a a fazer resumos, muitos resumos.
Ensine a criança a se auto-avaliar.
Incentive a leitura em voz alta.
Ao explicar um tema, sempre que possível faça pausas, crie expectativa.
Habitue-se a tocar na criança enquanto estiver ensinando.
Estabeleça um horário para as lições de casa e faça com que ele seja cumprido sempre, através de uma saudável rotina.
Mostre-se uma pessoa curiosa e extremamente sensível ao progresso da criança.
Vibre com suas conquistas, revele interesse, faça perguntas, crie desafios, proponha novas questões.
Exercite-se na capacidade de mostrar-se claro, flexível e justo e no domínio dos “três pés”: paciência, persistência, perseverança.
Faça inúmeras perguntas antes de passar de um tema para outro.
Veja se é possível explorar os saberes com linguagens diferentes. Ex. Transforme textos em desenhos e depois desenhos em textos.
Exercite-o no uso de habilidades operatórias diferentes. Ex. Explique a diferença entre os verbos.
Reserve o ambiente de estudos para essa única finalidade. Desligue a TV e disponibilize lápis, dicionários, papéis em branco, cadernos.
Divida a lição a ser feita em tarefas mais curtas que possam ser completadas, quando possível, alternando algumas mais interessantes com outras que ele demonstre menos interesse.
Exercite seu filho a compreender textos.
Pergunte muitas vezes, com sinceridade, se realmente ele quer sua ajuda.
Policie-se para que sua intervenção e seus comentários estejam sempre voltados para a tarefa a cumprir. Elogie o esforço, e não apenas seu resultado.
Elogie com sinceridade e saiba olhar “com lentes de aumento” mesmo os pequenos progressos, mas não invente prêmios.
Evite demonstrar seu cansaço e sua irritabilidade. Pense que a tarefa de educar precisa ser feita e assumir desespero em nada ajuda o cumprimento dessa missão.

Lembre-se: É importante que a criança com TDAH jamais crie a “dependência dos pais”, escravizando-os ou sentindo-se escravizado pela necessidade de sua cooperação. Dificuldade de atenção não significa impedimento à capacidade de compreender e aprender. Ensine-lhe os passos, mas não os percorra. Ele necessita e pode construí-los com seu próprio caminhar. A criança com TDAH não necessita de pena, mas de tolerância, não requer castigos, mas compreensão. Ser desatento não significa ser incapaz de aprender e, de forma alguma aceitar limitações em seu crescimento.



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