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OPORTUNIDADES
(Silvano Gianni Presidente do Sebrae)

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Escreva seu resumo aqui..


APROVEITANDO A OPORTUNIDADE


Quem tem ou quer montar uma pequena empresa

sente-se mais encorajado com o início da retomada

econômica. Afinal, crescimento significa mais oportunidades.

E as oportunidades são a própria essência dos negócios.
Assim é que novas micro e pequenas empresas se lançam no mercado,
negócios já estabelecidos se renovam, planos se realizam.
É oportuno, portanto, o lançamento deste Guia do Empreendedor,
em seu primeiro fascículo, que trata, não por acaso, da identificação das
oportunidades de negócios e de como saber aproveitá-las, é claro. Sempre
levando em conta que as mudanças, as transformações da sociedade,
irão gerar, a cada momento, novas necessidades, novas oportunidades.
Estar bem informado, em sintonia com as mudanças, é o grande desafio
de quem empreende. Nesse aspecto, as micro e pequenas empresas
encontram um importante ponto de referência na internet, o Portal Sebrae
(www.sebrae.com.br). Há um mundo de informações importantes, além
de cursos de capacitação, à sua espera. Aproveite.

IDENTIFICAÇÃO DAS OPORTUNIDADES
A abertura de empresas tem uma grande importância na
sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios como
empregos e riquezas para o país.
Por outro lado, sempre que uma empresa fecha, também
ocorrem impactos na sociedade. As pessoas ficam sem seus
empregos, o governo deixa de arrecadar tributos e todo o in-
vestimento realizado no negócio é perdido.
Mas por que uma empresa fecha as suas portas?
Esta é uma questão complexa e que não tem uma res-
posta exata. Muitos fatores podem resultar no fechamento
de uma empresa. Como exemplo, podemos citar a falta de
planejamento do negócio, as dificuldades em administrar a
empresa, as dificuldades em atender às necessidades do
mercado etc. Estes fatores, muitas vezes combinados, con-
tribuem para a falta de clientes, incapacidade de lidar com
a concorrência, falta de recursos financeiros e muitas ou-
tras situações que são negativas para qualquer empreendi-
mento.
Desta forma, poderíamos listar aqui inúmeros aspectos que
podem ter como conseqüência o desaparecimento de uma empresa.

Descobrindo Oportunidades
Vamos voltar ao caso do disque-pizza. O negócio surgiu
quando diversos fatores, aparentemente sem nenhuma rela-
ção, geraram uma idéia que se traduziu em uma oportunida-
de de negócio. Alguns destes fatores foram:
• a percepção de que as pessoas tinham cada vez menos tempo;
• a tecnologia existente nos telefones e disponível para a po-
pulação;
• as características do produto pizza;
• as características do processo de produção e entrega.
É interessante notar que todos estes fatores estavam ao alcan-
ce de qualquer pessoa. Bastava olhar para eles com “olhos aten-
tos e curiosos”. Para isso, é importante ter sempre em mente a
seguinte pergunta: o que a empresa pode fazer para melhorar
aquilo que já faz? E responder esta questão não é somente papel
do empresário. Os empregados da empresa também devem co-
laborar na identificação de novas oportunidades de negócio. Afi-
nal, todos estão no mesmo barco.

Mas...como a empresa pode melhorar aquilo que já
faz?
Para responder a esta pergunta, várias idéias deverão ser ge-
radas até que uma delas seja uma oportunidade em potencial.
Claro que sempre que algo novo ou diferente é realizado, exis-
te o risco do desconhecido. Assim, a empresa deve procurar
reduzir este risco, aperfeiçoando a qualidade da informação so-
bre os fatores que constituem a potencial oportunidade.
Vamos dizer que, no exemplo do disque-pizza, a pessoa
que teve a idéia e que ainda não tinha certeza de que era
uma oportunidade, se precaveu com as seguintes ações:
• realização de uma pesquisa com clientes em potencial, pro-
curando entender seus hábitos, preferências etc.;
• identificação de um setor da cidade que seria atendido pelo
serviço em fase de teste;
• verificação de quantas pessoas moravam naquela área e
quantas tinham telefone.
Com estas atitudes, houve a caracterização da oportunidade e
os riscos da idéia inicial diminuíram. Tendo maior segurança sobre
a oportunidade, é então chegado o momento de planejar a ação.
Depois, basta realizar o planejado e acompanhar os resultados. Se
frem realmente interessantes, pode-se começar a pensar na ampli-
ação do mercado.



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