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Curso de Psicologia Geral, volumes I a IV
(Alexander Romanovich Luria)

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Alexander Romanovich Luria(1902-1977) psicológo russo associado a corrente de L.S.Vigotski,sempre se posicionou contra a explicações do psiquismo pautadas apenas em aspectos biológicos e propôs uma compreensão diferenciada desse, enfocando inclusive a importância da Linguagem nesse processo. Publicou assim diversos estudos nesse sentido, mas aqui destacaremos o Curso de Psicologia Geral, uma obra composta de quatro volumes e que Luria teria escrito para orientar seus alunos de Psicologia, na década de 70, mas que foi edita no Brasil apenas em 1992 pela Editora Civilização Brasileira.No Curso de Psicologia Geral, em seu volume I, Luria inicia justamente explicando que o desenvolvimento psíquico do ser humano, ao qual o autor denomina por vezes atividade consciente, está essencialmente relacionado as atividades sociais que o homem desempenha junto ao meio no qual está inserido.Para o autor isso dá ao ser humano a possibilidade de refletir sobre seus atos e impede que o mesmo se oriente apenas por suas primeiras impressões. De forma que, Luria firma assim a primazia do social sobre o biológico no desenvolvimento psíquico. Conclui o autor que o psiquismo do homem é formado através da apropriação dos conhecimentos que foram produzidos pelo gênero humano e não decorre portanto do desenvolvimento individual. Essa apropriação se dá nos termos de Luria através da linguagem, estabelecida na relação de mediação entre a criança e o adulto.Aliás, em Luria, a Linguagem assume um papel de destaque na formação do desenvolvimento psíquico do ser humano, já que seria assim que a criança pequena identifica e reconhece o mundo externo. Todo o livro I é marcado pela importância da Linguagem junto ao Desenvolvimento Psíquico. O autor chega a regressar as primeiras formas de trabalho organizadas e nos diz que a necessidade de trabalho em grupo teria motivado as primeiras formas de comunicação que foram durante o desenvolvimento do gênero humano evoluindo até chegarem a palavra.
Já no Curso de Psicologia Geral, volume II, Luria prossegue em sua argumentação sobre o psiquismo. Nesse livro, no entanto, ele destina sua atenção para discutir as Sensações e a Percepção do Ser Humano. Para Luria as Sensações são as formas que o ser humano possui para reconhecer o mundo que o circunda. Nesse sentido ele destaca também a importância dos órgãos do sentido já que esses transmitem as informações necessárias ao cérebro e vão auxiliando assim a constituição do psiquismo. A Percepção por sua vez estaria relacionada diretamente a Sensação e também atuaria no sentido de transmissão do conhecimento ao cérebro.
O volume III por sua vez foi especialmente dedicado a discutir a Atenção e a Memória. Para Luria apenas quando o homem consegue dominar a Linguagem é possível que ele possa discriminar os objetos, suas propriedades genéricas e assim direcionar sua atenção e desenvolver a Memória. O psicólogo russo explica que a princípio, a criança pequena tem sua atenção determinada pelas necessidades. Mais tarde é que a criança pequena consegue direcionar sua atenção a um fim específico, sempre intermediada pela ajuda do adulto. A Memória já é apontada por Luria como um salto grande do desenvolvimento psíquico do ser humano. É por meio da Memória que o homem tem condições de revisitar as qualidades de um objeto sobre o qual fixou sua atenção mesmo que ele não esteja presente.
No volume IV, por sua vez, Luria destina mais uma vez sua atenção para a importância da Linguagem e do Pensamento no processo de desenvolvimento do psiquismo. Para tal volta a firmar a linguagem como algo eminentemente social e passa a explicar sobre a importância da palavra.O que há de comum em todos os livros e até em outras obras do psicólogo russo, é que há uma necessidade de firmar a importância da Linguagem junto ao desenvolvimento psíquico do ser humano. Para Luria, a transmissão dos conhecimentos que vem a formar o psiquismo humano se dá através de uma relação ativa, real e concreta que é estabelecida entre o adulto e a criança. È através dessa relação onde a linguagem e a palavra são muitos importantes que a criança pequena se apropria dos conhecimentos que foram produzidos pelo gênero humano ao longo do desenvolvimento histórico –social pelo qual passou.



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