BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


www.dislexia.com.br
()

Publicidade
DISLEXIA

Definir DISLEXIA não é tarefa simples, pois há discordância na comunidade cientifica inclusive a partir da decodificação do termo, DISLEXIA, para nomear esta dificuldade de aprendizado que muitas vezes passa incólume na sala de aula. Nem todo professor está qualificado para perceber o que está dificultando o aprendizado de seu aluno e esta dificuldade pode estar ligada a uma disfunção (dys) mais lexia – do grego – palavra; linguagem num sentido mais amplo do entendimento. Assim sendo, DISLEXIA é considerada uma especifica dificuldade no aprendizado, portanto uma dificuldade parcial que foge ao olhar desatento e desinformado do educador médio. Detectar esta disfunção, que é apenas uma no rol das (DIS) porque temos a disgrafia, discalculia... Enfim uma série de deficiências no aprendizado é particularmente trabalho para pedagogo escolar. Se ele não perceber, pois muitas vezes é um profissional que não pisa em sala de aula, pode pelo menos indicar um centro de aprendizagem que trabalhe especificamente com este tipo de deficiência.
Não se tem dados de que a DISLEXIA seja motivo de evasão escolar, mas o assunto ainda é pouco tratado no Brasil com o devido cuidado que deveria. Por isto o despreparo da folgada maioria dos educadores, cuja informação abrangente dessa área da deficiência não chegou à sua totalidade. Quanto mais rápido for a identificação do disléxico na raiz de sua vida escolar, maior as chances de trabalhar esta dificuldade no aprendizado.
Em termos de estatística o problema era para ser considerado no mínimo alarmante, pois no Brasil já foi detectado que para cada dez alunos dois são disléxicos. Disto depreende-se que possa ter uma influencia significativa nas estatísticas de delinqüência juvenil, uma vez que o aluno apresenta dificuldade de aprendizado tende à violência e, por conseguinte ao crime.
Em síntese DISLEXIA é uma especifica dificuldade de aprendizado da linguagem que se manifesta na leitura, escrita, soletração, etc. Cuja base de origem não tem encontrado consenso. O curioso é que muitas pessoas eminentes nas diversas áreas do conhecimento podem ser disléxicas e serem consideradas mentes brilhantes. Uma delas, cujo nome não pode ser citado, é um eminente no campo da mídia declarou que os que o conhecem sabem que ele não é capaz de apertar um simples parafuso. No entanto desenvolveu-se em outras áreas. Talvez sua dislexia fosse à escala pouco significativa, mas se você perceber uma dificuldade em alguém que está no início do ensino infantil procure informações e profissionais qualificados, pois quanto mais cedo atacar a dificuldade melhor será os resultados futuros. Antes de qualquer classificação patológica, DISLEXIA é um jeito de ser e aprender diferente dos demais, inclusive o portador desta disfunção pode ser dono de uma mente brilhante que os educadores podem colocar a perder por não entendê-lo.



Resumos Relacionados


- Dislexia - DistÚrbio De Aprendizagem

- Dislexia: Um Problema Que Atrapalha O Aprendizado

- Como A LingÜÍstica Explica A Dislexia

- Tipos De Dislexia

- Lidar Com Dislexia Adulta



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia