http://juventude.gov.pt/Portal/Tecnologia/CursosInformatica/SORedes/
()
Os principais Sistemas Operativos e a sua história
O que é um Sistema Operativo?
É um programa ou programas de enorme complexidade que gere e comanda todos os componentes electrónicos do computador e de todos os aparelhos que são ligados a este. Comanda igualmente todos os outros programas que utilizamos nos computadores. Gere processos, gere a memória, gere os sistemas de arquivos e controla a entrada e a saída de dados.
Os mais utilizados em computadores domésticos, são o Windows, Linux, Mac OS X e Unix.
Breve história dos sistemas operativos
Windows
Na década de 1970, quando começaram a aparecer os computadores pessoais, houve a necessidade de um sistema operativo de utilização mais fácil. Em 1980, William (Bill) Gates e seu colega de faculdade, Paul Allen, fundadores da Microsoft, compram o sistema QDOS ("Quick and Dirty Operating System") de Tim Paterson por $50.000, baptizam-no de DOS (Disk Operating System) e vendem licenças à IBM. O DOS vendeu muitas cópias, como sistema operativo padrão para os computadores pessoais desenvolvidos pela IBM.
Linux
No começo da década de 1990, um estudante de computação finlandês colocou um comentário numa lista de discussão da Usenet dizendo que estava desenvolvendo um kernel[1] de sistema operativo com base no Unix e perguntou se alguém gostaria de auxiliá-lo na tarefa. Este estudante chamava-se Linus Torvalds e o primeiro passo em direcção ao tão conhecido Linux foi dado naquele momento. Milhares de programadores e utilizadores anónimos participaram no sistema operativo mais seguro que se conhece. Nascia assim um Sistema Operativo livre, que qualquer pessoa pode estudar, modificar, e dar ou vender livremente. É a linguagem utilizada nos supercomputadores como os da NASA[2] e nos servidores mais fiáveis.
Mac OS X.
O Mac OS X é o mais recente lançamento da linha de sistemas operativos Mac OS da Apple Computer.
O Mac OS X 10.0 foi lançado em 24 de Março de 2001, sendo que a primeira versão foi lançada em 1984. Este foi o primeiro ambiente gráfico com ícones nos programas pastas e documentos. Também foi o primeiro sistema a usar Desktop e lixeira. A história deste sistema operativo na realidade começa em 12 de Outubro de 1988 quando Steve Jobs (fundador da Apple), lança o seu NeXT Computer funcionando com uma versão beta (0.8) de NEXTSTEP. Este sistema operativo funcionava com Mach 2.5 y BSD 4.3, um interface gráfico baseado em PostScript e usava Objective-C como linguagem de programação nativa.
Steve Jobs criou o primeiro computador da Apple, em colaboração com Stephen Wozniak, na garagem de sua casa em 1976. Em 1984, Jef Raskin, “pai do Macintosh”[3],com a colaboração de Steve Jobs, criam o primeiro computador para o grande público que permite aceder a um programa com um simples "clic no mouse" sobre um "ícone". Até então, para isso era preciso digitar linhas de comandos muito complexas, para a maioria das pessoas. Steve Jobs foi também o inventor do popular iPod em 2001.
Unix
É um sistema operativo, originalmente criado por Ken Thompson, que trabalhava nos Laboratórios Bell (Bell Labs) da AT&T. A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, um consórcio formado por empresas de informática. Os criadores do Unix foram Ken Thompson, que participou do projecto MULTICS, Brian Kernighan e Dennis Ritchie, todos eles pesquisadores da Bell Labs. A primeira versão do Unix foi desenvolvida em linguagem Assembly para o PDP-7. Em 1978, o Unix foi totalmente reescrito na linguagem C (linguagem desenvolvida por Dennis Ritchie) para um PDP-11, resultando em um total de 10.000 linhas de código.
A hegemonia da Microsoft e do Windows
O monopólio do Windows é quase absoluto, apesar da existência de outros sistemas e plataformas (como o Unix, o Linux ou o Mac OS). Com um sistema operativo utilizado universalmente, a Microsoft pôde desenvolver as suas aplicações (como o “MS Office”, o “Internet Explorer” ou o “Windows Media Player”) em situação de vantagem em relação às restantes empresas, já que era a única a conhecer com precisão o código do sistema operativo em que essas aplicações iriam funcionar. Normalmente, mais de 90% do software utilizado nos computadores domésticos actuais é fabricado pela Microsoft.Para enfrentar o poderoso Bill Gates e a Microsoft, que tal convocar um dos principais activistas do século 20, o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela? Pois o símbolo da luta contra o apartheid e Prémio Nobel da Paz vestiu a camisa do software livre e faz propaganda entusiástica ao Ubuntu[4] que foi criado no seu país e é um software de aproximação entre os povos.
O Ubuntu (a versão sul africana do Linux) é mais estável, mais seguro e muito mais versátil do que o recente Windows Vista.
[1] Representa a camada de software mais próxima do hardware, sendo responsável por gerir os recursos do sistema computacional como um todo.
[2] O supercomputador Columbia, utiliza 10.240 processadores.
[3] Deriva de McIntosh, um tipo de maçã apreciado por Jef Raskin[4]Provém de Umuntu Ngumuntu Ngabantu"Pessoas são pessoas através de outras pessoas" Plasma valores de compaixão, partilha , cuidar e tolerância (Ditado Xhosa - língua materna de Nelson Mandela
Resumos Relacionados
- 15 Ano De Sftware Livre [www.websapiens.net]
- A Trajetória De Bill Gates
- Linus Torvalds, O Inventor Do Linux
- Microsoft
- A Evolução Dos Computadores(1981/1990) - Parte Ii
|
|