A Cultura Fora da Gramática
(Dorisvan Lira)
ALMEIDA, Socorro: A Cultura Fora da Gramática. Resenha Critica
Os séculos de descaso com a Educação por parte dos diversos lideres que governaram este país somente para os ricos e seus filhos, desprezaram assumidamente o povo que estava fora desta esfera, em especial os nordestinos do semi-árido, que viviam longe ou mesmo perto das capitais, tais atitudes não bastassem predispuseram esta massa ao preconceito étnico,social e lingüístico.
Mas estas condições sociais de formação do Nordeste proporcionaram que aí surgisse um tipo de manifestação cultural própria (arretada), fazendo perceber a muitos puritanos lingüísticos que saber gramática não significa ter identidade cultural, pois esta é construída a partir de vários “saberes”.
É uma das impressões que podemos tirar do texto “A CULTURA FORA DA GRAMATICA” escrito por Socorro Almeida graduada em Letras e Especialista em Literatura Brasileira. Em forma de versos esta prosa poética aborda a questão do preconceito lingüístico no que diz respeito ao uso da norma culta e a forma coloquial.
Em muitos momentos esta obra também quebra muitos mitos em relação a língua portuguesa ao mostrar que não se pode julgar como "erradas" as pronúncias resultantes de forças internas que governam o idioma, já que nenhuma língua é falada do mesmo jeito em todos os lugares “ Certo pode ser errado(. ..) Errado pode ser certo/ Na hora de criar”.
Ao citar grandes escritores que construíram sua carreira através de obras que exploravam a linguagem coloquial fica claro que o espírito humano pode adaptar a língua da maneira que achar melhor para expressar os seus sentimentos, Fernão de Oliveira já afirmava em 1516 “os homens fazem a língua, e não a língua os homens” ou seja, o idioma não é desprovido de calor, ou tonicidade humana.
Podemos concluir que sua obra nos instiga a fugir da intolerância dos diversos mitos e preconceitos que circulam a nossa linguagem, quando nos proporciona entender que o povo, depositário, conservador e reformador da língua nacional, é o verdadeiro exercito de sua defesa.
Resumos Relacionados
- Por Que (nÂo) Ensinar Gramática Na Escola
- Preconceito Linguístico: O Que é, Como Se Faz
- Ensino Da GramÁtica. OpressÃo? Liberdade?
- Línguas - Vidas Em Português
- Língua E Liberdade
|
|