Navios da Noite
(Gilberto Pompermayer)
Navios da noite
Gilberto Pompermayer
A vida é o sopro do Criador que percorre toda a Criação, incessantemente, animando tudo que nela existe. O que significa a nossa vida no esquema do Universo? Verificamos o movimento da vida em toda a Natureza e percebemos que as experiências mais dolorosas trazem as melhores lições. Basta um simples olhar, mais atento, à nossa volta para percebermos este inexaurível dom de Deus.
Ao sair do círculo vicioso para o círculo virtuoso passamos a perceber desde o movimento elétrico das partículas subatômicas até o distante brilho de uma estrela, que fulgura no azulado do horizonte. Sempre, cada poder nos apóia espontaneamente. Nosso propósito na vida é o de relacionar-se com as pessoas.
Nas dimensões, os átomos se reúnem na constituição da matéria e os astros se sustentam uns aos outros na dinâmica do Universo, graças a esta divina vibração que nos acolhe. Somos como navios na noite e a correnteza que nos mantém e nos leva ao amanhecer. Sejamos mais puros e simples. Observe o caminhar das formigas a carregar o alimento necessário ao seu sustento; no vôo incessante de belas borboletas, que nos encantam a visão; no maravilhoso canto dos pássaros. A luta pela sobrevivência, que muitas vezes assistimos perplexos, também nos dá notícia da vida. Viver é uma necessidade e a aspiração íntima inconsciente de todos os seres da Criação. Nenhum ser que tenha sido criado foge desse imperativo ciclo.
Da vida, ninguém fugirá jamais. A semente, que brota vitoriosa da cova escura, nos fala desta força misteriosa. Deixe estar no trabalho silencioso da natureza. Em cada semente plantada no solo fértil há a promessa de uma floresta. Até mesmo na ferrugem que nos corrói o objeto de metal identificamos a ação da vida que não cessa. A natureza é uma troca precisa de energia. O que a nossa vida significa no propósito do Universo? O sol é fonte de vida. A chuva fertiliza a vida. O vento transporta a vida. O sorriso de uma criança nos fala de vida, e o choro também. O sorriso é a senha da amizade. A lágrima que corre cristalina pela face de uma mãe nos fala de vida, porque a vida é a mais bela e soberba manifestação do amor.
Tanto se fala, mas olhemos agora para nosso corpo e pensemos na quantidade de células, seres pequeninos que nos servem em nome da vida e reflitamos no pulsar do coração que bate no compasso adequado milhares de vezes por dia para nos mantê-la.
E o que é a morte, senão a transformação da própria vida, a mudança de endereço que se renova triunfante. Além da vida encontramos a vida. Além do que podemos perceber com nossos limitados sentidos, a vida prossegue incessante. Reconhecidos e jubilosos louvemos sempre a Deus pela Vida. Estamos em paz. Um coração agradecido se comunica com Deus. Bom dia e boas energias. Eu acredito em você.
Gilberto Pompermayer é Conferencista e Psicanalista. www.gilbertopompermayer.ipira.net
Resumos Relacionados
- Sementes
- Seu Verdadeiro Amigo
- A Vida é A Sua Maior Obra De Arte
- Quem Parte E Quem Fica
- Tempestades Da Vida
|
|