A POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: A ESCOLA GUAICURU DE 1999 / 2002.
(zaíra portela de souza)
RESUMO
O estudo teve por objeto a Política de Ensino Médio e como objetivo geral a análise da Política do Ensino Médio do Estado de Mato Grosso do Sul, investigando os princípios do Ensino Médio na Escola Guaicuru, de 1999 / 2002, e seus subsídios. Destacou-se como objetivo específico, a necessidade de entender os determinantes históricos que informaram a implantação dessa Política. Justifica a pesquisa a carência, no âmbito da academia de estudar sobre a Política de Ensino Médio Guaicuru. Os procedimentos de pesquisa adotados foi a revisão bibliográfica para levantar o estado da arte, a análise de documentos e obra e ainda abordagem, empírica na escola e na Secretaria de Estado de Educação. Concluiu-se que a Escola Guaicuru teve como princípio norteador a totalidade, para responder aos problemas da fragmentação do conhecimento, para tanto, adotou a perspectiva da ciência da história, nesse sentido, na correlação de forças na sociedade, frente aos limites e as possibilidades, a proposta tinha a função de veicular o conhecimento produzido no movimento real e, considerando o momento analisado da sociedade, propunha-se a realizar essa tarefa contra-hegemônica e transformadora.
Palavras-chave: Estado, Políticas Públicas e Ensino Médio.
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