O HOMEM ETERNO
(Artur Barros)
Karl Meyer, um engenheiro alemão radicado em Portugal, compra a Quinta de Santa Eulália, situada na região de Entre Douro e Minho, bem como uma parte do recheio da sua casa solarenga. Após promover o restauro desta, instala-se ali com a mulher e a filha, de 12 anos.
Pouco tempo depois, Júlia, sua mulher vê-se envolvida em situações misteriosas que, mais tarde, ela e o marido descobrem terema ver com algo que radica en acontecimentos que remontam ao século XVII.
Martim, mais tarde conhecido por Martinho, é uma figura misteriosa que aparenta ter conhecimentos ou poderes além daquilo que é normal. Por isso obtém a simpatia das populações da região, mas o seu nome chega aos ouvidos dos responsáveis da Inquisição que o perseguem e julgam.
Salvo no momento da execução pelo fogo, de forma tão inesperada como misteriosa, acaba por se ver envolvido numa situação que o obriga a um acordo com alguém que lhe promete a salvação, mas lhe impõe uma tarefa que só aceita forçado pela fome e pela fraqueza que lhe anuncia a morte.
Documentos antigos, que Karl Meyer e a mulher encontram no que resta da rica biblioteca da casa de Santa Eulália, levam-nos, até esse tempo em que a Inquisição se mostra particularmente feroz, fazendo-nos depois viajar por épocas diversas e costumes e práticas muito diferentes daquilo a que hoje estamos habituados, acabando por nos fazer concluir que, apesar de tudo, hoje, como noutros tempos, talvez a vida de todos e de cada um continue a estar condicionada pelo resultado parcial (o de cada momento) de um combate que não tem fim: a luta entre o Ser e o Não-Ser, entre aquilo que mais vulgarmente é designado por Bem e Mal.
Júlia acaba, já na última parte do século XX, por ser vítima dessa luta, pois sofre as consequências do trato a que Martim teve de se submeter. No entanto, o amor acaba por vencer. Karl, ajudado pelo caseiro da quinta e pelo seu velho pai, cuja memória ainda se encontra cheia de recordações e lendas de tempos há muito passados, desenvolvem uma procura aturada das soluções para todos os problemas que a sua família foi encontrar em Santa Eulália. É a vitória do Amor sobre o ódio, do Bem sobre o mal, ou, se quisermos usar termos mais esotéricos, mas provavelmente mais realistas, do Ser sobre o Não-Ser.
Resumos Relacionados
- D. Benedita
- Iracema
- Iracema
- Iracema
- Iracema
|
|