BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Educação
(Isabel de Lima)

Publicidade
A Educação Brasileira e a dos pais Mesmo comparado com países em desenvolvimento, o Brasil apresenta índices pouco satisfatórios na área de educação. Segundo pesquisa divulgada pela Unesco,em parceria com o Banco Mundial ,o país ficou atrás de economias emergentes,como a China,a índia,a Rússia e o México.Ainda segundo estudos da Unesco ,mantido ritmo atual,o Brasil vai demorar mais de 30 anos para alcançar o nível educacional que as maiores economias têm hoje. A preocupação não é só com os números,mas também com a qualidade do ensino.Em 2003 o Sistema Nacional de Ensino Básico revelou que 55% dos alunos matriculados na 4°série do ensino fundamental eram praticamente analfabetos e mal sabiam calcular.Na 8°série,menos de 10% dos estudantes haviam adquirido competência para desenvolver textos mais complexos.Como conseqüência,cerca de 75% dos adultos têm alguma deficiência para escrever,ler e fazer contas. Apesar da evolução no sistema educacional do país nas últimas décadas ,ainda há muito o que ser feito.Hoje,há mais de 40 milhões de crianças na escola,mas este número ainda é insuficiente para um país que precisa entregar ao mercado de trabalho jovens profissionais qualificados.Atualmente,muitas empresas brasileiras ficam com vagas em aberto devido à dificuldade de encontrar trabalhadores com bom nível.Especialistas avaliam que a fraca qualidade de ensino no Brasil é uma grande ameaça ao crescimento do país. Uma prova da baixa qualificação do trabalhador brasileiro foi divulgada numa recente pesquisa do Serviço Social da Indústria.Segundo o estudo,quase metade dos milhões de empregados com carteira assinada não passou do ensino fundamental,enquanto aqueles que têm o curso superior completo não chegam a 15%. Conclui se que não adianta as crianças estarem dentro de uma escola sem qualidade de ensino,e,que além da melhoria da qualidade,é preciso maior incentivo não só na alfabetização mas também em uma formação superior. Afinal,a base do desenvolvimento é a educação de qualidade,e através dessa base temos visto desenvolver vários países. Além dessa educação escolar,a maioria dos pais se preocupam em como educar seus filhos através de princípios éticos. Não existe “receita pronta” para educarmos os filhos ,visto que eles ,independentemente da idade e do período de seu desenvolvimento ,diferem em gênero e biótipo,cognitiva e emocionalmente.Possuem personalidades distintas e reagem de maneira diferente aos estímulos e circunstâncias,exigindo dos pais e demais membros da família uma interação contínua,que possa servir de alicerce para transmissão de valores,proporcionando uma formação ética-emocional que os integre não só na família ,mas também à sociedade da qual fazem parte. Perceber os sentimentos dos filhos, ser capaz de compreendê-los,tranqüilizá-los,orientá-los em suas emoções ,necessidades,sentimentos,incertezas e dificuldades possibilita a formação de elos de boa convivência e cumplicidade sadia,que fortalecem o amor,a relação inter e intrapessoal ,a disciplina e a responsabilidade que esperamos deles dentro e fora da família,pois isto refletirá em suas condutas futuras.É importante aprender a ouvir,mesmo quando não estão falando(mudanças de humor,insônia,agressividade,perda de peso abrupta, mudanças no comportamento habitual,necessidade excessiva de privacidade,isolamento etc.)



Resumos Relacionados


- Educação__ideb Índice De Desenvolvimento Da Educação Básica

- Objetivo 2 – Universalizar A Educação Primaria

- Folha De Sao Paolo

- Educação No Brasil

- Reforma Universitária Ii



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia