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Resenha: "A Educação em Roma"
(GIORDANI; M.C. história de Roma. Rio de Janeiro: Vozes; 1972)

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EDUCAÇÃO EM ROMA
esta resenha tem como principal finalidade abordar como era a "Educação em Roma" em seus vários aspectos, ou seja, desde a formação familiar,à escola romana, da obra de M.C. Giordani. 3° ed. Petrópolis. R.J: Vozes, 1972. p. 166- 178. No que se refere à educação familiar, o autor aborda que a criança, ao ingressar na família era esperada com muita alegria e entusiasmo, cercada de brinquedos, festas, carinho e companheirismo durante sua tenra infância. O ambiente doméstico tornou-se decisivo na educação da criança, visando à formação da mesma. O papel materno e principalmente paterno, na educação dos filhos tornou-se fundamental. Aos sete anos a criança percebia a influência dos pais, as meninas eram preparadas mais para os afazeres do lar, ao passo que os meninos eram preparados para seguirem seus pais na aprendizagem referente aos segredos da vida pública, para um futuro profissional. A influência grega, de acordo co M.C. Giordani, foi um aspecto de suma relevância para o povo romano reconhecido por Lucius Aemilius Pauls . È importante acrescentar que a Grécia influenciou Roma desde suas origens, de uma maneira indireta, pelos etruscos, ou direta através das relações com a campânia, e logo depois com a cultura grega sofrendo suas consequências. Os romanos tiveram seu triunfo em dois aspectos: contra a influência dos gregos; na educação, um dos aspectos referiu-se à formação artística, o outro à formação física; no que tange à formação das artes, os romanos jamais aceitaram a música, o canto e a dança, costumes outrora tão peculiares da vida helênica. A música e a dança foram vistas como prazeres não dignos de um cidadão romano das altas rodas socias, conforme aborda o autor; o atletismo helênico também não fez parte dos costumes romanos. Quanto ao ensino familiar, o autor aponta, sobre o fato de que, a educação privada não era somente privilégio da elite, mas também dos romanos possuidores de muitos escravos em idade escolar, pois era de interesse prepará-los para executarem melhor suas tarefas domésticas. A escola primária, na visão de M.C. Giordani, era formada de instituições particulares, privadas possibilitando maior confiança aos pais, que sabiam a quem entregavam seus filhos. Nas famílias mais abastadas, os pais costumavam hospedar, em suas casas, mestres gregos chamados de " pedagogus", para educarem seus filhos, os quais lhes ensinavam as lições. O ano letivo durava de oito a nove meses. de acordo com o autor, o ensino primário compreendia a leitura, a escrita e a aritimética. Os alunos tinham que aprender os nomes e sua ordem antes de saberem a forma das letras, depois conhecerem as combinações silábicas e, posteriormente, as palavras isoladas; os alunos eram divididos conforme seu adiantamento, do processo de leitura das palvras, seguia-se à de frases, e pequenos versos. Havia também um professor especializado em aritimética. Na escola havia muita disciplina e rigidez por parte dos professores, o que fez com que muitos romanos recordassem o tempo escolar, associando-o ao tempo das pancadas. Quanto à escola secundária, M.C.Giordani ressalta que, naquela época, os meninos frequentavam a escola dos " grammáticus" , onde o ambiente de ensino era melhor que o da escola primária e havia mais recursos para ensinar, este ensinamento objetivava o aluno a aperfeiçoar-se na línguagem e no estudo dos poetas clássicos. Os estudos superiores, nessa época, eram transmitidos no pátio coberto do fórum, ou em salas especiais oferecidas pelo estado, que visavam objetivar, a transmissão de um conhecimento formal ensinando as regras da oratória e as maneiras de usá-la. Depois de estudarem retórica os alunos a praticavam em forma de declamação ou discursos e para tanto era escolhido um assunto, de importância da época, que chamasse a atenção do povo ouvinte. Lendo esse capítulo concluímos que a educação mudou, é claro em alguns aspectos, no entanto, sua essência permanece , tanto no que se refere às salas de aula, ao modo de transmitir o conhecimento para os alunos, quanto ao poder aquisitivo dos estudantes, pois são poucos os privilegiados que conseguem chegar a uma universidade e assimilar seus ensinamentos, porque, assim como naquela época, ainda hoje fazemos parte de uma sociedade elitizada, onde o estudo é privilégio de uma minoria. Quanto ao aspecto cultural, podemos dizer que muitos de nossos costumes e hábitos são originário da civilização greco-romana, tanto no que se refere à estruturação familiar,à educação, e a sociedade atual em seus inúmeros aspectos. Crregamos pois, essa herança cultural em nosso cotidiano, na convivência social de um modo geral, e é essa cultura que nos foi legada através das gerações e que, com certeza, transmitiremos aos nossos jovens.



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