Realidade e ficções na trama fotográfica (1 parte)
(Boris Kossoy)
Construção e desmontagem do signo fotográfico
Estética, Memória e Ideologias fotográficas.
A fotografia ao longo de sua existência adquiriu um status de credibilidade perante a sociedade devido, principalmente, a sua característica de registrar o real. Entretanto, com o advento da comunicação em massa a fotografia tem sido utilizada como instrumento de manipulação da opinião pública. Um exemplo é a freqüente veiculação de imagens de propaganda política na grande mídia.
As imagens fotográficas vão além de simples ilustrações: elas preservam a história de uma sociedade, uma segunda realidade que liga um determinado tempo e espaço com o presente.
A imagem fotográfica: sua trama, suas realidades.
Os elementos constitutivos da fotografia são essencialmente o assunto (o objeto do registro), a tecnologia e o fotógrafo. A imagem fotográfica também possui as suas coordenadas de situação, ou seja, um espaço e tempo específico em que ela foi registrada. Todos estes elementos contribuem para a leitura da imagem, a sua interpretação.
O fotógrafo cria a imagem através dos objetos materiais disponíveis e, seleciona um determinado assunto em função de uma finalidade. É essa decisão do autor que influirá na construção da imagem final. Assim, a imagem fotográfica é considerada um fragmento do real, já que um assunto é selecionado no momento de sua ocorrência (interrupção temporal).
Dualidade ontológica dos conteúdos fotográficos.
As fotografias são fontes de uma ambigüidade fundamental, ao mesmo tempo registram o passado revelam somente uma parte do real. As imagens fotográficas fornecem índices (provas, existência de que algo existiu) e ícones (produto iconográfico com elevado grau de semelhança com o real). Esses não podem ser desvinculados do processo de criação do fotógrafo.
As realidades da fotografia
A primeira realidade é a história particular do assunto registrado e a realidade das ações e das técnicas do processo de criação. A primeira realidade se distingue da segunda ao passo que a primeira se caracteriza pelo instante em que é gerada enquanto a segunda é o momento anterior no qual a imagem é obtida. Deste modo, a segunda realidade é o assunto representado, a realidade exterior do documento.
Mecanismo internos da produção e da recepção de imagens: processos de construção das realidades.
O registro fotográfico é construído conforme certa intenção que vai de acordo com a visão do fotógrafo. Ele realiza um filtro cultural, estético e técnico à produção da imagem. O assunto representado na imagem faz parte da segunda realidade, de uma representação ideologizada.
A assimilação do conteúdo da fotografia pode ser compreendida de várias maneiras, já que cada receptor a lê da maneira mais vai de encontro a sua ideologia. Boris Kossoy explica essa pluralidade: “Algumas imagens nos levam a rememorar, outras a moldar nosso comportamento; ou a consumir algum produto ou serviço; ou a formar conceitos ou reafirmar pré-conceitos que temos sobre determinado assunto; outras despertam fantasias e desejos.”
A primeira realidade de um assunto é imutável, fixa uma vez que representa um passado no seu contexto espacial. Já a segunda pode ser modificável uma vez que esta sujeita as diferentes interpretações dos leitores. Há uma construção de realidades.
Mundo real e o mundo ficcional.
A fotografia não pode ser considerada um simples registro do passado, ela é, essencialmente, uma representação a partir do real. As imagens são utilizadas em conjunto a uma ideologia, a um propósito principalmente no mundo publicitário e na moda. A fim de incentivar o consumo, a identificação do receptor com determinado produto as fotografias são excessivamente utilizadas na publicidade. Dessa forma, é construída uma segunda realidade que não necessariamente é mais justa, bela ou real.
Os softwares possuem um importante papel na assimilação de uma mensagem, a construção e manipulação da imagem fotográfica leva a interpretações pré-construídas, sendo um recurso amplamente utilizado pelos meios de comunicação.
Resumos Relacionados
- Filosofia Da Caixa Preta
- Fotografia No Império
- Innitiation Tem A Fotografia Digital, Filmar Como Um Professionel (innitiation A La Photographie Digitale,filmer Comme Un Professionel)
- Www.photofunia.com
- A Fotografia
|
|