A Depressão _ um sintoma chamado de " stress "
Tem cura. Tem solução e tem Auto-Conhecimento se você mudar!
O indivíduo que deprime está "contando" que não "resolveu" a sua perda.
Quando se perde um objeto de desejo (uma paixão, um casamento, uma posição social, um cargo, o poder, a auto imagem) se deprime.
O deprimido é tido como um "narcisista" na linguagem psicanalítica e neobioenergética.
O narcisista não suporta a idéia de não ser o idealizado de seu grupo familiar, não entende que outras pessoas são queridas e valorizadas por muitos ao mesmo tempo em que valorizam o próprio narcisista.
O "amor" do narcisista é auto erótico. Ele "ama" a sensação de estar sendo desejado,... ele olha para o outro como se olhasse para um espelho pessoal Quando ele enxerga defeitos neste espelho foge querendo crer que a parte estragada é do outro.
Nós todos somos um pouco narcisistas
Quando perdemos algo sofremos um certo desgosto e a seguir DEPRIMIMOS
DEPRIMIMOS porque perdemos pedaços e faz parte da regeneração desta "ferida", o sofrimento, um tempo para retornar ao mundo
Quando deprimimos recolhemos nossa libido (energia vital), redirecionamos para os espaços da falta.
A depressão é psíquica e orgânica. Primeiro psíquica, depois física.
Uma lição se aprende na depressão: Sempre perdemos para lutarmos por uma nova vitória.
Algumas vezes a depressão precede a dependência às drogas e álcool e às doenças auto imunes.
Estudos apontam para existência de uma depressão antes de um Câncer, por exemplo. As pessoas que sentem muitas dores no corpo quase sempre são deprimidas.
Por isso há a dita depressão saudável e a patológica.
Depressão saudável _ experiência que leva a pessoa a repensar sua vida depois de uma perda (fim de um casamento, falência financeira e social) e reformula-se em seguida.
Depressão patológica _ experiência que uma pessoa vive sem se dar conta do que se passa e mascara a doença com nomes de stress e nunca trata da causa e sim dos sintomas: cansaço, sonolência, dores físicas, ansiedade, medos, fobias, sensação de morte eminente (pânico), desejo por drogas psicoativas (calmantes, soníferos, álcool, tônicos, anfetaminas,...), e atividades radicais ou nenhuma atividade.
Graça Marques
Psicoterapeuta Familiar, Psico Oncologista, Escritora
Regressão de memória, Pisco Meditação
Tel.: 9489.9669
[email protected]