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MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


É cada vez mais acentuada a preocupação das organizações e dirigentes com uma visão futurista a necessidade de auscultar os seus colaboradores.

Para quem queira motivar os seus colaboradores no trabalho, convém saber quais são efectivamente os objectivos e ambições individuais de cada um desses colaboradores. Aquilo que é importante e obvio para um, não o é necessariamente para os restantes. Investigações nesta área do comportamento mostram também que a ideia generalizada de que o dinheiro é o factor motivador mais importante, está longe de ser verdade. Por outro lado, convém igualmente ter a percepção que aquilo que é importante para os colaboradores, não é normalmente aquilo que é importante para a entidade patronal, mas que é importante encontrar um ponto harmónico entre os interesses de ambas as partes e esse feito somente é conseguido graças aos dialogo de ambas as partes.

Enquanto para os colaboradores os cinco aspectos mais importantes a obter dos seus trabalhos são (por ordem decrescente de importância)
· O reconhecimento do seu trabalho,
· Sentirem-se envolvidos na missão da sua equipa ou empresa,
· Saberem que terão ajuda nos seus problemas pessoais caso seja necessário,
· Sentirem que o seu posto de trabalho não está em causa e
· Terem um bom salário,

Do outro lado, para a entidade patronal (igualmente por ordem decrescente de importância)
· Um bom salário,
· A garantia do posto de trabalho,
· Promoções,
· Boas condições de trabalho e
· Interesse da actividade ou tarefa desempenhada,

Perante estes dados, quem lidera ou gere tem a missão de estar atento aquilo que efectivamente motiva os seus colaboradores no trabalho. Neste aspecto, a abordagem dos treinadores desportivos pode ser transportada integralmente para o mundo empresarial ou organizacional. Um atleta que apresenta bons resultados não basta estar em boa forma física, isso é importante, mas não menos importante é a sua motivação e a sua predisposição mental para enfrentar o momento em que irá ser colocado à prova, normalmente em competição. Sabendo disso, pois está provado cientificamente, os treinadores adoptam algumas das seguintes técnicas motivadoras:

· Reconhecimento, elogio e encorajamento;
· Recompensa individual em função da performance alcançada;
· Recompensa em tempo real;
· Recompensas não apenas para as vitórias mas também para os recordes pessoais e para quando se "deu o melhor";
· Encorajamento dos atletas para se recompensarem a eles próprios com aquilo que tenha valor ou significado para eles.

Para líderes e gestores, é importante ter noção destes aspectos, de forma a levarem as suas equipas à obtenção da melhor performance possível. Outro aspecto a não desprezar é o de não esquecer que ninguém consegue motivar outras pessoas, se ele próprio não estiver motivado. A falta de motivação dum líder ou dum gestor terá reflexos negativos imediatos na sua equipa. Tendo isso em mente, líderes e gestores devem
· Rever regularmente aquiloque atingiram obedecendo objectivos SMART;
· Desenvolver um sistema pessoal de recompensas, consoante o grau do sucesso
· Rever regularmente os objectivos e metas pessoais,
· Desenvolver um diálogo
· Manter um registo de todos os sucessos e registar todos os objectivos e metas alcançados;
· Regozijar-se e celebrar o sucesso; manter uma atitude de aprendizagem contínua a partir das suas próprias experiências, considerando quer as vitórias, quer as derrotas;
· Zelar pela sua saúde, através duma alimentação, descanso e actividade física adequados, pois é importante enfrentar o trabalho com as reservas no máximo;
· Assegurar em permanência uma postura positiva e visualizar permanentemente o sucesso;
· Manter um registo de aspectos de autoconfiança, uma lista de tudo o que gostem e admirem em si próprios;
· Utilizar afirmações pela positiva e repeti-las para si próprios regularmente;
· Evitar fazer comparações com terceiros.

A par de tudo isto deve ter-se sempre presente as seguintes regras, as quais serão um auxiliar precioso, quer para quem lidera, quer para quem é liderado:

· Temos de estar motivados para poder motivar;
· Motivar exige um objectivo SMART;
· A motivação, uma vez conseguida, não dura para sempre;
· A motivação exige muito reconhecimento individual;
· Para se motivar alguém, tem de se participar (de algum modo) na actividade de quem se pretende motivar;


· O progresso e o sucesso são factores de motivação;
· O desafio só é motivante se puder vencer;
· Cada pessoa tem as suas próprias "teclas" de motivação (a mestria está em saber identificá-las);
· Fazer parte duma equipa é motivante.


Assim poderá se encontrar uma convergência entre os objectivos pessoais e organizacionais.

È preciso diariamente termos em mente que para motivar os outros é preciso que estejamos motivados e procurar sempre um maneira de auto motivação.


Mukhas/2008



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