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A velocidade de transporte considerada como um atributo relativo
(Nicoletti; J.R.)

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Um desempenho logístico de alto nível está se tornando, cada vez mais, uma competência crítica. Observou-se, nas últimas três décadas, uma alteração nos paradigmas de transporte, antes focados na redução de custos, na melhoria da qualidade e no aumento da velocidade de distribuição. Recentemente, novas exigências foram incorporadas aos serviços logísticos e, dentre outros atributos, devem incorporar disponibilidade, resposta rápida e rastreabilidade (localização precisa do produto ao longo das etapas do processo logístico). A informação em tempo real tornou-se muito valiosa, de modo que ao rastrear o fluxo logístico, a empresa poderá tomar medidas corretivas de imediato, tão logo constate algum desvio no processo de distribuição.

Porém, o conceito de um transporte rápido é relativo. Depende não só da velocidade do meio de transporte, mas também da disponibilidade para o atendimento. Pode não parecer verdade, mas a carroça com o anúncio de “transporte rápido”, ou o caminhão com mais de trinta anos, enferrujado sem janelas, que teimosamente ainda circula com cargas pesadas, podem ser mais eficientes, dependendo da necessidade do cliente ou do atributo por ele valorizado, do que modernos veículos rastreados via-satélite. Afinal de contas, não adianta optar por um transporte rápido, se o mesmo não está disponível quando é necessário!

O fator tempo passou a ser um dos elementos mais críticos do processo logístico, em função da preocupação das empresas com a redução do tamanho dos estoques e com a busca da satisfação dos clientes, que exigem o atendimento rigoroso dos pedidos nos prazos estabelecidos.

Basicamente, um nível de serviço logístico consiste na relação entre o total de pedidos atendidos perfeitamente (“on time” - no momento desejado e, “in full” - completo, sem itens faltantes ou danificados) e o total de pedidos recebidos no mesmo período. Nesse conceito de distribuição perfeita, reside outro elemento de grande importância na cadeia de suprimentos, o fator qualidade.

Por outro lado, é necessário certificar-se se o nível de serviço oferecido ao cliente está de acordo com suas expectativas. Um nível de serviço acima das expectativas dos clientes significa um desperdício de recursos que não serão valorizados ou considerados como atributos importantes pelo cliente. De qualquer modo, o indicador OTIF (on time, in full) não pode ser considerado como um indicador isolado.

Na maioria dos casos, a melhoria do nível de serviço está relacionada à diminuição do tempo do ciclo de atendimento que, na linguagem de alguns autores, é chamada de “compressão da janela de serviço”. A combinação entre a pressão para a redução da janela de serviço e a pressão para o aumento do índice de disponibilidade faz com que um atual nível de atendimento se desloque para um patamar superior.

A pressão dos clientes tende a deslocar um determinado ponto atual de atendimento, implicando na exigência de um ciclo de atendimento cada vez mais curto, e um índice de disponibilidade do produto ou do serviço mais próximo dos 100%. Essa situação ocorre, por exemplo, quando um cliente deseja reduzir seu estoque e solicita que o fornecedor passe a fazer entregas em lotes menores e mais freqüentes. É uma tendência de aumento de custos!

Alguns autores sugerem que a empresa se comprometa com um pacote de serviços básicos comuns a todos os clientes, e deixe o desempenho premium, de alto nível, como uma opção estratégica limitada ao atendimento de uma quantidade selecionada de clientes, dispostos a pagarem mais por uma qualidade extra do atendimento logístico.

Os custos nem sempre aumentam de forma linear, mas podem apresentar um crescimento geométrico em relação à diminuição do tempo de ciclo. O ponto em questão é encontrar uma boa relação entre custos, nível de serviço e a satisfação do cliente.



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