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O CÉREBRO: Um breve relato de suas funções
(Armando Freitas da Rocha)

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O livro trata principalmente da fisiologia e da anatomia do cérebro humano, porém sem o rigor da descrição cientifica e com uma linguagem mais acessível aos não especialistas. Isto porque, inúmeras áreas da atividade humana tratam de assuntos que tem a ver com o conhecimento do cérebro. O livro é constituído por dez capítulos. O primeiro trata da gênese do cérebro humano, sua função, sua evolução e a inteligência. Neste capitulo o que chama a atenção é a referencia feita aos trabalhos de Darwin e suas idéias evolucionista. No segundo capitulo o autor discute as propriedades básicas dos neurônios e das sinapses, lançando as bases para compreensão do cérebro como um todo. O terceiro capítulo é dedicado a discussão da organização neural que controla o movimento e da importância da motricidade na cognição. O quarto capítulo encarrega de explicar como funcionam os sistemas sensoriais e os sistemas somestesicos. O cérebro utiliza distintos receptores para medir diferentes tipos de variações energéticas e deste modo, coleta dados sobre a dinâmica do ambiente em que vive. Os dados sensoriais coletados pelos receptores são processados pelo cérebro. O conjunto de neurônios que se especializam pelo processamento dos dados sensoriais fornecidos pelos receptores que medem um mesmo tipo de energia, forma um sistema sensorial. No capítulo quinto é apresentado uma discussão sobre as bases neurais da linguagem humana. O autor propõe um novo modelo para os circuitos neurais envolvidos com as diferentes atividades lingüísticas; compreensão, produção, leitura e escrita. Essa nova abordagem simplifica vários impasses teóricos, tais como complexidade da linguagem humana e a facilidade de seu aprendizado pelas crianças. O capítulo seis discuti o sono e o sonho: sua fisiologia e o seu porquê. Os circuitos elementares de sincronização da atividade cerebral e a sua fisiologia a nível de neurônios também são apresentadas neste capítulo. No capítulo sete e discutido a memória e o aprendizado. A compreensão da fisiologia desses processos é de fundamental importância para a definição de qualquer estratégia de ensino a ser aplicada no desenvolvimento quer de crianças normais, quer de distúrbios de aprendizagem ou mesmo portadora de alguma deficiência cerebral, O estudo da memória remete também ao estudo dos mecanismos neurais correlacionado com a compreensão do tempo, que na sua dimensão retrospectiva quer na sua dimensão de futuro. O capítulo oito trata dos mecanismos neurais para definição e manipulação do espaço. Definido como circuitos para referencia ego e alocêntrico. É ressaltado também a importância do hipocampo na organização dos episódios vivenciados, como conjunto de informações coerentes em um tempo e um espaço. No capítulo nove é estudado a complexidade bioquímica das emoções. A emoção é apresentada como ferramenta básica para avaliação da adaptação do individuo ao meio. Os distúrbios emocionais são compreendidos como resultados de lesões cerebrais e desequilibriod de um complexo sistema neuro-hormonal. O capítulo dez descreve resultados obtidos em experimentos realizados com diferentes grupos de voluntários que utilizaram jogos relacionados com algumas atividades cerebrais que tem papel importante em várias etapas do aprendizado escolar. Esses resultados são utilizados como suporte de uma teoria sobre a inteligência em sistemas naturais e artificiais: a Teoria dos Sistemas Inteligentes de Processamento Distribuído.



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