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PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
(PAULO FREIRE)

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Ensinar não é apenas transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou sua construção, tendo em vista que quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender e foi aprendendo socialmente que homens e mulheres descobriram que era possível ensinar. O educador deve reforçar a capacidade crítica do educando, pois aprender criticamente é possível, isso exige educando e educadores com visão crítica sobre o sistema e o que de pode fazer para mudá-lo. A pesquisa é fundamental, pois não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino, além disso deve se respeitar os saberes do educando adquiridos por ele socialmente, e o educador deve fazer a contextualização da realidade social do aluno com a escola. Decência e boniteza deve estar de mãos dadas, pois não se pode transformar a educação em treinamento técnico, lembrando sempre que pensar certo é fazer certo e que o educador não pode de forma nenhuma tomar decisões ou fazer atos que causem discriminação as crenças, idéias e modo de vida de qualquer educando, tomando como base o sentido da palavra democracia. Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática, e é pensando criticamente na prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. Ensinar não é transferir conhecimento, e além de criar possibilidades deve-se haver respeito a autonomia do educando, pois o educador, deve estar constantemente advertido com relação a este respeito que implica igualmente o que deve se ter pelo outro e por si, além disso deve se haver um bom senso, com relação aos conteúdos e o método aplicando respeitando o o aspecto social do educando. Humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores deve estar presente no ato de ensinar, pois no ensino não apenas ocorre o aprendizado técnico, mas o ensino político-social, e cada educando deve tê-lo em sua mente e coração, mas ao passar isso o educador deve possuir a convicção de que a mudança é possível, e deve passá-la junto ao cunho pedagógico com segurança, competência profissional e generosidade, lembrando que ensinar exige comprometimento. O educador também deve possuir autoridade, não confundindo esse termo com autoritarismo, pois ensino deve possuir entre seus termos integrantes a liberdade, onde o educando de mão das possibilidades assimila o conteúdo tendo consciência do seu aspecto social, por isso é que se diz que ensinar exige saber escutar, o educador apenas não irá dispor de uma “educação bancária” onde ele apenas deposita conteúdo no aluno, mas cria meios onde através do diálogo, o aluno irá dispor de sua expressão para passar também suas ideologias. Ensinar a principio parece ser algo extremamente técnico, mas ensinar exige respeito mútuo, diálogo e disponibilidade para ouvir, pensar e refletir de maneira crítica, estando de posse desses meios o educador poderá criar possibilidades onde o educando não só aprenda, mas crie e faça aprender, como o texto já citou quem ensina aprende, e quem aprende ensina ao aprender.



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