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O diabo veste prada (filme)
(Julia Benvenuto)

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No filme o “Diabo veste Prada”, há uma revelação de como funciona e se organiza os bastidores da moda. O longa retrata a realidade em que estamos inseridos: o ter é mais importante do que o ser, e a moda é um grande exemplo disso.
As roupas são símbolos que não só tem finalidades estéticas, mas também representam uma interpretação própria de cada ser humano da realidade, o que uma pessoa transmite à sociedade. Deste modo, quando Andréa se apresenta na entrevista de emprego ela é taxada como a pessoa menos indicada a preencher tal cargo, devido ao seu modo simples de se vestir. Ao passar da trama a jovem jornalista percebe que o seu vestuário interfere nas relações sociais que possui dentro da empresa, e aos olhos de sua diabólica chefa, e por isso transforma completamente a sua aparência.
Ao se enquadrar no mundo fashion, Andrea modifica os seus valores e a sua perspectiva, ela acredita que era somente necessário cumprir os caprichos de sua chefa e esquecer de seus sonhos. O emprego transforma completamente a sua vida, interferindo nas suas relações pessoais e no seu caráter. Simbolicamente os sapatos de salto, utilizados pela personagem após a sua transformação, representa o desejo de feminilidade e o bico fino sugere a dominação no ambiente de trabalho.
A Ética e os princípios são esquecidos neste ambiente, devido ao desejo incessante do reconhecimento profissional. Um exemplo disso é quando Andrea vai para Paris acompanhando sua chefa, no lugar de sua colega de trabalho, que aspirava à ida ao evento de moda. Quando a jovem se da conta de que não pertence a aquela realidade de glamour e luxo, ela volta aos seus antigos desejos em busca de seus sonhos.
O filme revela também do que as pessoas são capazes de fazer para se enquadrar no padrão estereotipado de beleza e à competitiva relação de trabalho. O espartilho utilizado no figurino das personagens simboliza a sujeição voluntária da mulher à dor para ficar na moda.
A sede da revista Runaway demonstra a saga da personagem principal. O arranha-céu representa a necessidade humana de dominar as redondezas, e por este motivo esse símbolo está presente no início e no término do filme. Ao chegar ao topo Andréa tem uma revelação: percebe que aquele mundo a qual estava inserida não correspondia as suas expectativas. Quando consegue o emprego que tanto aspirava (trabalhar como jornalista) a personagem se depara com o mesmo prédio em uma perspectiva agora diferente.
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