Budapeste 
(Chico Buarque)
  
Budapeste, Chico Buarque  Como literatura contemporânea, "Budapeste" apresenta um narrador em primeira pessoa, que põe o leitor muito próximo dos seus sentimentos conturbados. Entretanto, esse narrador não é onisciente intruso, porque ele não consegue nos transmitir o que se passa no pensamento das demais persoangens. Ele narra de um ponto de vista fixo na sua prórpia interpretação. Poderíamos então chamá-lo de um narrador protagonista, uma vez que toda a  trama do romance se baseia na personagem.  Há em "Budapeste" a presença da cena e do sumário, Um fato relevante chama a atenção: a desconstrução dos diálogos, que não são marcados com travessão e parágrafos entre uma fala e outra. Tal registro sintático remete ao gênero literário de José Saramago. Não ouso afirmar, mas provavelmente tal estilo tenha influenciado o autor.  Há a presença da Câmera, que descreve ao leitor o cenário, o aspecto dos lugares e das personagens.  A abordagem sobre a língua é inteligente e intrigante.Realmente para nós, brasileiros, é uma língua toda desconhecida. Não só a língua, mas pouco sabemos da cultura húngura, porque até então não havia sido despertado curiosidade suficiente para pesquisa.    A narrativa é esquizofrênica, com a fragmentação do eu, que se multiplica e se transfigura nas situações vivenciadas pela personagem. A linearidade da diegese não é definida, mas pela sucessão dos fatos e pela própria descrição da personagem, percebe-se a mudança do tempo, de vários anos.  Exemplo claro desse fato é quando José Costa retorna ao Brasil após sua deportação, e reencontra casualmente  Joaquinzinho,  seu filho, já homem feito, portador de bíceps invejáveis.  Para entender o livro, é preciso atenção, pois a narrativa inicia-se  in media res,  retornando a vida metódica da personagem na cidade do Rio de Janeiro, depois a transfiguração da personagem e sua experiência ao apreender a língua húngara e a erradicação em um país completamente oposto ao de sua origem. 
 
  
 
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