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Gestão da Qualidade Total / Total Quality Managment / Os Estagios da Qualidade Total
(Wikipédia)

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Gestão da Qualidade Total / Total
Quality Managment / Os Estagios da Qualidade Total

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A gestão da qualidade total
(TQM pelas siglas em inglês) consiste numa estratégia de gestão voltada
para a criação da consciência de
qualidade em todos os processos organizacionais.

O TQM (Total Quality Management) tem sido amplamente utilizado em setores como:
indústria, educação, governo e serviços. Chama-se TOTAL porque o seu objetivo é
a implicação não só da empresa inteira mais também toda a cadaia de valores:
fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

O TQM envolve os seguintes estágios:

Planejamento, Organização, Controle e Liderança.

Na qualidade total cada empregado que participa é diretamente responsável
pela realização dos objetivos da empresa. A Toyota (Japão) foi a primeira a
empregar o TQM. Anteriormente, no tempos do fordismo, ao
contrário do TQM, essa responsabilidade era limitada à gerência.

No TQM os funcionários possuem uma maior gama de qualificações. Logo a
comunicação organizacional (em todos os níveis) torna-se uma peça chave da
estrutura da empresa.

A gestão da qualidade consiste em uma das maiores preocupações das empresas, sejam
elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços.A conscienciatização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância,
trouxe a necessidade da certificação dos sistemas de gestão da qualidade o
que é indispensável para todas as organizações.

A certificação da qualidade além de
aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, deve contribuir para reduzir
custos internos, aumentar a produtividade, melhorar a imagem e os processos
continuamente. Possibilita ainda fácil o acesso a novos mercados.

A certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela
organização através dos processos internos, garantindo ao cliente um produto ou
serviço obtido conforme padrões, procedimentos e normas.

Entre modelos existentes de sistema da qualidade, destacam-se as normas da
série ISO 9000.
Estas se aplicam a qualquer negócio, independentemente do seu tipo ou dimensão.
As normas desta série possuem requisitos fundamentais para a obtenção da
qualidade dos processos empresariais. A verificação dos mesmos através de
auditorias externas garante a continuidade e a melhoria do sistema de gestão da
qualidade.

Os requisitos exigidos pela norma ISO 9000
auxiliam a obter uma melhor capacitação dos colaboradores, melhoria dos
processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da
satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e entre outros pontos, que
proporcionam à organização maior produtividade, o que pode ser identificado facilmente pelos clientes.

As pessoas e as empresas que buscam qualidade devem criar uma mentalidade
positiva de mudança. Qualquer melhoria, pequena ou grande é bem-vinda. Toda
inovação deve ser conhecida, testada e se possível aplicada.

Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada
para a "qualidade" tem consciência de que a sua trajetória deve ser
reavaliada. As mesmas precisam pôr em prática atividades que visam estabelecer
e manter um ambiente onde as pessoas trabalham em equipe e, consigam um
desempenho eficaz na busca das metas e missões da organização.CONHEÇA MUITOS OUTROS ARTIGOS DO PROFESSOR - CONSULTE O LINK ABAIXO



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