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ARGUMENTAÇÃO. In: PARA ENTENDER O TEXTO: LEITURA E REDAÇÃO.
(PLATÃO & FIORIN)

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Na lição 20 – Argumentação - na obra Para entender o texto: leitura e redação, de Platão & Fiorin, os autores enfatizam que um dos aspectos importantes quando se lê um texto é que quem o produz está interessado em convencer o leitor, usando para tanto recursos de natureza lógica e lingüística.
Argumentação é qualquer tipo de procedimento usado pelo produtor do texto com vistas a dar sua adesão às teses defendidas pelo texto. Assim, a argumentação está sempre presente em qualquer texto.
Chamam-se procedimentos argumentativos os recursos acionados pelo produtor do texto com intenção de levar o leitor a crer no que o texto diz e a fazer o que ele propõe.
Para fazer o leitor crer, um texto deve ter unidade - que não pode ser confundida com repetição ou redundância, porque um texto dispersivo não é entendido por ninguém, fica-se sem saber qual é o objeto central. O texto deve ter variedade, desde que essa variedade explore uma mesma matéria, comece, continue e acabe dentro do mesmo tema central.
É recurso argumentativo a comprovação das teses defendidas com citações de outros textos autorizados, porque dá mais peso, quando direta ou indiretamente, apóia-se em outros textos que tratam do mesmo tema. Esse recurso à citação, chama-se argumento de autoridade. Os recursos de natureza lógica dão consistência ao texto, na medida em que amarram com coerência cada uma das suas partes. Assim, uma idéia geral e abstrata ganha confiabilidade quando vem acompanhada de exemplos concretos adequados. Os dados da realidade observável dão peso a afirmações concretas.
Outro recurso argumentativo é a refutação dos argumentos contrários. Quando se trata de um tema polêmico, há sempre versões divergentes sobre ele. Um texto, para ser convincente, não pode fazer de conta que não existam opiniões opostas àquelas que se defendem no seu interior. Ao contrário, deve expor com clareza as objeções conhecidas e refutá-las com argumentos sólidos.



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