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FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: APRENDER COMPETÊNCIAS PARA ATUAR COM COMPETÊNCIA.
(Maria Rosânia Mattiolli Ribeiro/Prof. Dr. João Luiz Gasparin)

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Há algum tempo atrás quando o indivíduo acabava o ensino médio ou profissionalizante, pensava estar preparado e que sua formação encerrava aí. Com a dinâmica do tempo, os avanços das tecnologias e a globalização, o mercado de trabalho mudou e tem se tornado cada vez mais exigente quanto à qualidade de seus profissionais. E essa exigência se torna maior quando relacionada ao profissional de educação.
Beatriz Cardoso em suas pesquisas sobre a reflexão do ensino da leitura e escrita, menciona que:
“ a técnica utilizada para a formação do professorado consiste em desenvolver nos professores a aquisição de habilidades e leva-los a pôr em prática determinados conhecimentos, de maneira que o rendimento dos alunos seja otimizado”
(CONTRERAS DOMINGO, 1985)
Partindo dessa afirmação, considera-se que o objetivo do profissional de educação é desenvolver as habilidades dos educando, transmitindo conhecimentos e formando cidadãos críticos e transformadores.
O professor é um agente ativo, seus conhecimentos contribuem para a prática pedagógica, porém, segundo Stenchouse (1982) “ser um bom professor é produto da construção e reconstrução do conhecimento”. Isso implica dizer que ainda que o professor busque leituras, informações e pesquisas, precisa da formação inicial e continuada para a construção das suas próprias concepções e fundamentação das práticas através da consolidação das idéias, e mais importante que isso, o profissional terá disciplinas de formação especifica e de formação básica necessária para a compreensão da realidade apresentada em sala de aula.
Portanto, considera-se que mais que outros profissionais, o professor precisa está bem qualificado para atuar na sua área, pois através de sua prática e de seus ensinamentos formar-se-á o caráter, e a críticidade e a identidade dos futuros cidadãos, e essa prática só se tornará qualificada e eficaz se for contínua e permanente.



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