Vought OS2U Kingfisher
(E.R. Hickel)
Hidroavião de reconhecimento biposto Kingfisher, de 1940. O Kingfisher foi o primeiro monoplano de reconhcimento da Marinha Americana que podia ser lançado de catapulta. Isto o fez a aeronave padrão nas belonaves americanas, atuando também na busca e salvamento e como anti-submarino. O OS2U era uma aeronave compacta, de linhas limpas, asa média e com um grande flutuador central, estabilizado por dois flutuadores pequenos sob as asas. O desempenho era modesto, pelo motor pouco potente. Também podia operar com trem de pouso fixo, porém, para a Marinha Americana, o OS2U com flutuadores nas catapultas dos navios foi a aeronave de reconhecimento mais popular durante a guerra. O Kingfisher não serviu apenas na Marinha Americana, mas também na Marinha Real e na Guarda Costeira. Um dos eventos mais extraordinários, envolvendo o Kingfisher, foi o resgate do capitão Eddie Rickenbacker, que caiu com sua B-17 no Pacífico em 1942. Rickenbacker e dois outros integrantes de sua tripulação foram resgatados, porém a aeronave não conseguia alçar vôo pelo excesso de peso. O piloto então não teve dúvida e "taxiou" o Kingfisher sobre a água por 65 Km até um porto seguro. Ao todo 1.519 aparelhos produzidos. O modelo OS2U-3 tinha um motor Pratt & Whitney R-985-AN-2 com 450HP de potência. A envergadura era de 10,95m e o comprimento de 10,31m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.720Kg; atingia a velocidade máxima de 264Km/h, com alcance de 3.960Km e teto de 7.620m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) e podia carregar até 295Kg de explosivos.
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