Vought OS2U Kingfisher 
(E.R. Hickel)
  
Hidroavião de reconhecimento biposto Kingfisher, de 1940.         O Kingfisher foi o primeiro monoplano de reconhcimento da Marinha Americana         que podia ser lançado de catapulta. Isto o fez a aeronave padrão         nas belonaves americanas, atuando também na busca e salvamento e         como anti-submarino. O OS2U era uma aeronave compacta, de linhas limpas,         asa média e com um grande flutuador central, estabilizado por dois         flutuadores pequenos sob as asas. O desempenho era modesto, pelo motor pouco         potente. Também podia operar com trem de pouso fixo, porém,         para a Marinha Americana, o OS2U com flutuadores nas catapultas dos navios         foi a aeronave de reconhecimento mais popular durante a guerra. O Kingfisher         não serviu apenas na Marinha Americana, mas também na Marinha         Real e na Guarda Costeira. Um dos eventos mais extraordinários, envolvendo         o Kingfisher, foi o resgate do capitão Eddie Rickenbacker, que caiu         com sua B-17 no Pacífico em 1942. Rickenbacker e dois outros integrantes         de sua tripulação foram resgatados, porém a aeronave         não conseguia alçar vôo pelo excesso de peso. O piloto         então não teve dúvida e "taxiou" o Kingfisher         sobre a água por 65 Km até um porto seguro. Ao todo 1.519         aparelhos produzidos. O modelo OS2U-3 tinha um motor Pratt & Whitney R-985-AN-2 com 450HP de  potência. A envergadura era de 10,95m e o comprimento de 10,31m.  Suportava peso máximo de decolagem de 2.720Kg; atingia a velocidade  máxima de 264Km/h, com alcance de 3.960Km e teto de 7.620m. A aeronave  estava armada com duas metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) e podia carregar até  295Kg de explosivos. 
 
  
 
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