Martin JRM Mars
(E.R. Hickel)
Hidroavião de transporte de longo alcance Mars, para sete tripulantes. Em 1938, o projeto do JRM Mars era para um bombardeiro de patrulha de longo alcance, porém, quando do primeiro vôo do protótipo (designado XPB2M-1) em 1943, já havia sido convertido para aeronave de transporte. Em seu tempo, o Mars foi o maior hidroavião construído, por isso apenas sete unidades saíram de fábrica. O primeiro JRM-1 de série caiu em seu vôo inaugural em 1945, porém outros cinco continuaram em serviço até novembro de 1956. Em 1959 os aparelhos foram vendidos ao Canadá, que os transformou em "bombardeiros d''água" para combate a incêndios florestais. Alguns ainda se encontram em serviço regular. O modelo JRM-2 tinha quatro motores Wright R-3350-18 com 2.200HP de potência cada. A envergadura era de 60,96m e o comprimento de 35,74m. Suportava peso máximo de decolagem de 74.800Kg; atingia a velocidade máxima de 356Km/h, com alcance de 7.960Km e teto de 4.450m. A aeronave não teve armamento defensivo instalado e podia carregar até 9.300Kg de carga ou então 136 assentos.
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